Como se classifica a ginástica artística?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A Ginástica Artística é subdividida em Masculina e Feminina. Ginástica Artística Masculina ou GAM - Aparelhos: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo (sem a execução de música);

Características da ginástica artística
A ginástica artística é um esporte que exige muita força, controle corporal, equilíbrio e flexibilidade. Além desses atributos, o ginasta deve ter domínio da técnica e executar os movimentos com precisão.

Há 5 modalidades de ginástica competitiva:

  • ginástica artística.
  • ginástica acrobática.
  • ginástica de trampolim.
  • ginástica rítmica.
  • ginástica aeróbica.

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos.

Objetivo Geral
-Desenvolver a motricidade utilizando aparelhos móveis e fixos da Ginástica; - Promover atividades de estímulo para a prática saudável de atividades físicas; - Motivar crianças à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos.

História. ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. Os gregos da antiguidade acreditavam que a ginástica artística era a junção perfeita entre mente e corpo e a praticavam para a manutenção da boa forma física.

Saltos mais citados pelos especialistas no ensino da Ginastica Artística. Inicialmente, esperava-se que os professores apontas- sem apenas quatro saltos considerados básicos realizados no solo: estendido (ou esticado), grupado, carpado e afas- tado.

Além da questão artística e prazerosa proporcionadas pela prática da ginástica, a modalidade oferece resistência, fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade. “O esporte exige um profissional completo em todos os aspectos, porque, inclusive, ultrapassa o físico”, desta Ana Beatriz.

Ginástica de competição: Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim.

A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga.

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

OS ELEMENTOS BÁSICOS (DESLOCAMENTOS, EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES E ACROBACIAS) SÃO CONSTITUÍDOS DE MOVIMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM VÁRIOS TIPOS DE GINÁSTICA (ARTÍSTICA, RÍTMICA, ACROBÁTICA, DE TRAMPOLIM E AERÓBICA), INCLUSIVE A GINÁSTICA PARA TODOS, ENTENDIDA DE FORMA MAIS ABRANGENTE E CONSTITUÍDA POR ...

Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos. Vamos aprender alguns deles?