Como se chamava o domingo antigamente?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Por outro lado, o domingo, conforme o latim, chamava-se solis dies, “dia do Sol”, mas os cristãos mudaram esse nome para dominica, que significa “dia do senhor” (dies dominus).

Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.

Etimologia. A palavra é originária do latim dies dominicus ou dominica, que significa 'dia do Senhor, o domingo' (em vez do latim dies solis 'dia do sol'). Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (domingo), italiano (domenica), francês (dimanche) e em todas as línguas românicas.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Na sua origem, os nomes dias da semana tinham influência na astrologia, cada um representava um astro do nosso Sistema Solar: Sol (domingo), Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta), Vênus (sexta) e Saturno (sábado).

Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Hoje sabemos que isso dura pouco mais de 29 dias, mas na época eles não tinham essa compreensão, tanto que aconteciam certos problemas na contagem: por volta do século 5 a.C., os babilônios chegavam a ter três semanas com 7 dias, seguidas de uma semana com 8 ou 9 dias, para ajeitar o próprio calendário.

domingo

Em diversos países, como Brasil, Portugal, Grécia, Japão, Estados Unidos, entre outros, o domingo é considerado o primeiro dia da semana. Isso se baseia em fundamentos bíblicos e etimológicos, além de estar enraizado na liturgia cristã e judaica.

Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

Bem,oficialmente domingo é o último dia.

Sunday significa sim dia do sol, mas domingo eh abreviacao da expressao latina que foi traduzida da expressao grega que significa dia do Senhor. Muito cedo entre os cristaos de fala latina usava-se a expressao dominica dies como referindo-se a dia do Senhor, que era o primeiro dia da semana.

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado. Ele deve servir ao homem e não para destruir a sua vida.

Ver Êxodo 25:30; Lev. 24:5–9; 1 Sam. 21:1–6. O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.