Como se chamava João Pessoa antes?

Perguntado por: vmorgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

A capital chamou-se Paraíba do Norte até 4 de setembro de 1930, quando teve seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política. Sua morte foi uma das causas imediatas da Revolução de 3 de outubro daquele ano.

A fundação ocorreu em 1585, quando a região foi batizada com o nome de Filipeia de Nossa Senhora das Neves.

Por que a capital se chama João Pessoa
Antes de ser João Pessoa, a cidade foi chamada de Filipeia, Filipeia de Nossa Senhora das Neves, Frederica ou Frederikstad e Parahyba.

Primeiro foi chamada de Nossa Senhora das Neves, em 05 de agosto de 1585, em homenagem ao Santo do dia em que foi fundada. Depois foi chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em 29 de outubro de 1585, em atenção ao rei da Espanha D. Felipe II, quando Portugal passou ao domínio Espanhol.

A cidade de João Pessoa foi fundada pelos colonizadores portugueses, em 1585, com o nome de Nossa Senhora das Neves. O atual nome da cidade, João Pessoa, é uma homenagem a um importante político local que foi governador da Paraíba e candidato à vice-presidência do Brasil. O clima pessoense é tipicamente Tropical.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

Foi fundada por colonizadores portugueses com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585. Passou a se chamar Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, em homenagem ao rei Filipe da Espanha e de Portugal.

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Tal como os brasileiros, a origem dos paraibanos está ligada à miscigenação entre brancos (vindos da Europa), os indígenas locais e os negros (vindos da África). Isso contribuiu para que a população paraibana fosse considerada como mestiça.

Quando ninguém esperava, os portugueses se unem aos Tabajaras, fazendo com que os Potiguaras recuassem. Isto se deu no início de agosto de 1585. A conquista da Paraíba se deu no final de tudo através da união de um português e um chefe indígena chamado Piragibe, palavra que significa Braço de Peixe.

A raiz etimológica de maior aceitação é pelo qual são consideradas as palavras na língua tupi pa'ra = “rio” + a'iba = “ruim, difícil de navegar”, originando, então, o topônimo Paraíba, como atribuição inicial a um rio localizado na região.

Hoje, 12 de março, comemora-se o 485º aniversário da mais antiga das capitais estaduais do Brasil: Recife, onde fica a sede do Sintibref-PE. A data refere-se a 12 de março de 1537, quando foi expedido o foral (carta de direitos feudais) de Olinda, que mencionava o lugarejo de "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios".

O Brasil já teve 3 capitais: Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba. A primeira capital brasileira foi Salvador, entre 1549 e 1763, e depois o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960.

Conhecida por, dentre outros motivos, ser uma das mais antigas cidades do nordeste brasileiro, Piancó já possuía colonização em 1680, quando o bandeirante Domingos Jorge Velho chegou à região, vencendo e submetendo os índios cariris da Tribo dos Coremas, então liderados pelo Cacique Piancó, ao seu poder armamentista.

Cidade mais verde, extremo oriental, terceira cidade mais antiga, onde o Sol nasce primeiro. Esses são alguns dos títulos que João Pessoa recebe.

São Cristóvão

São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do país e foi a primeira capital de Sergipe. Foi fundada por Cristóvão de Barros em 1590.

5 de agosto de 1585

Pilar é a terceira cidade mais antiga da Paraíba, com 263 anos, atrás apenas de João Pessoa (436 anos) e de Mamanguape e foi fundada em 14 de setembro de 1758, sendo mundialmente conhecida por ser a terra natal do escritor paraibano José Lins do Rego.