Como se chamava a Turquia antes de Cristo?

Perguntado por: rcorte3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A Anatólia foi conquistada pelo Império Aqueménida nos séculos VI e VII a.C. e posteriormente por Alexandre, o Grande em 334 a.C. Após a morte de Alexandre, a Anatólia foi dividida em pequenos reinos helenizados, nomeadamente Bitínia, a Capadócia, Pérgamo e o Ponto.

pelos arqueólogos, pertence aos tempos 12 mil anos atrás, ou seja, 10 mil a.C. O território da Turquia, por ser localizado na rota de imigrações importantes e obrigatórias no mundo antigo, foi berço de muitas civilizações e impérios; vivenciou guerras, invasões e sofrimentos.

A história dos turcos, ou da civilização turca, teve sua origem na Ásia, mas se estabeleceu na região do Oriente Médio por meio de ondas migratórias que os conduziram para essas regiões.

Durante os primeiros anos do cristianismo, a Capadócia foi um terreno fértil para a expansão da nova religião, em parte pela sua proximidade das Sete igrejas da Ásia, mencionadas no livro do Apocalipse do Novo Testamento, e de Antioquia (atual Antáquia), onde São Pedro fundou a primeira comunidade cristã.

Alexandre Magno

No século IV a.C., o território foi dominado por Alexandre Magno. Nos séculos II e I a.C., chegaram os romanos. Depois da divisão do Império Romano no século IV d.C, a Ásia Menor passou a fazer parte do Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla ou Bizâncio.

No final do século XVI os territórios sob administração otomana estendiam-se sobre uma área de 5,6 milhões de km², que ia desde os Balcãs e partes da Hungria a oeste, até ao que são hoje os países árabes, além de quase toda a costa mediterrânica do Norte de África e de todas as áreas costeiras do Mar Negro.

Segundo escritos chineses, a existência política dos turcos na Ásia, iniciou com os Hunos no século III A.C. Os Hunos, que haviam estabelecido um grande império sob o reinado de Mete Khan, derrotou os mongóis e os Yuechis, bem como, estabeleceu o controle sobre os portões ocidental da China e rotas comerciais.

Uma das primeiras menções feitas a esse povo na história, é do século V, quando eles eram chamados de “gokturco”. Assim, eles são referidos como sucessores de uma decadente civilização, chamada de hunos, que até então, detinham o poder na Ásia Central.

Quase 98% da população da Turquia é muçulmana, enquanto que o restante é composto pela religião judaica e as várias comunidades cristãs. Todo cidadão tem o direito a liberdade de religião e o direito de praticar sua fé no país, como indicado na Constituição.

O que se sabe é que, sob o comando de um líder chamado Osman I, ou Othman, esses turcos ficaram conhecidos como otomanos. Foram eles que mais tarde derrotariam os bizantinos em Constantinopla, em 1453, e, sob a liderança de Maomé II, conquistariam territórios na Europa (nas atuais Grécia, Hungria, Bulgária e Sérvia).

O sultão Mehmed rebatizou o antigo centro dos cristãos ortodoxos: o que inicialmente era Bizâncio, depois Constantinopla, passou a se chamar Istambul.

O Império Otomano ou Império Turco-otomano começou por volta de 1300, no território em que é hoje a República da Turquia e terminou por ocasião da Primeira Guerra Mundial.

Os povos turcomanos, são povos eurasiáticos que vivem no norte, centro e oeste da Eurásia e que falam línguas pertencentes à família de línguas túrquicas ou turcomanas. Estes povos compartilham, em vários graus, certos traços culturais e antecedentes históricos.

Muitas pessoas que migraram do Império Otomano para países da América Latina no século XIX em busca de uma vida melhor, descritos como “Los Turcos”, conquistaram êxito significativo em diversos campos, entre os quais, política, negócios, arte e literatura.

Segundo a Bíblia, foi no topo do Monte Ararat que a Arca de Noé encalhou depois do dilúvio. O Ararat é um símbolo do país, mas que hoje os armênios só podem admirar a distância. É que o Monte já não fica mais na Armênia, mas no país vizinho, na Turquia.

Praia Grande

Foto de : Capadócia Brasileira fica em Praia Grande, Santa Catarina.

turco

Língua: O turco é a língua oficial da Turquia, mas o inglês também é muito falado, principalmente por pessoas que trabalham com turismo. Os turcos são um pouco brutos no seu modo de lidar com as pessoas, mas muitos que falam inglês (e, às vezes, quem não fala também) são solícitos em ajudar turistas.