Como se chamava a primeira expedição colonizadora que chegou ao Brasil vinda de Portugal?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

A Expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532) Em 1530, com o propósito de realizar uma política de colonização efetiva, Dom João III, "O Colonizador", organizou uma expedição ao Brasil. A esquadra de cinco embarcações, bem armada e aparelhada, reunia quatrocentos colonos e tripulantes.

Enquanto isso, as primeiras expedições exploratórias foram feitas por portugueses como Fernão de Noronha, Gaspar de Lemos e Gonçalo Coelho, principalmente entre os anos de 1500 e 1505.

Em 1530, com a intenção de realizar uma política de colonização efetiva, confirmando a posse das terras da América portuguesa como uma verdade indiscutível, D. João III (1502-1557) organizou uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa (1490/1500?-1571).

- Primeira Expedição: 1501 – Gaspar de Lemos = Objetivo: Reconhecimento Geográfico. - Segunda Expedição: 1503 – Gonçalo Coelho = Objetivo: Reconhecimento Geográfico. - Terceira Expedição: 1516 – Cristóvão Jacques = Objetivo: Policiamento do Litoral.

Resumindo; expedição colonizadora investe na colônia e povoa-a, enquanto que a expedição exploradora apenas extrai as riquezas e revende-as na Europa.

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Expedições

  • 1501-1502 - Primeira Expedição Exploradora: composta por três navios, essa expedição partiu de Lisboa, em maio de 1501. Seu comandante, ao que se sabe, foi o navegador Gaspar de Lemos. ...
  • 1503-1504 – Segunda Expedição Exploradora: composta de seis navios, essa expedição partiu de Lisboa, em junho de 1503.

Foram denominadas expedições guarda-costas, sendo mais marcantes as duas comandadas por Cristóvão Jacques, de 1516-1519 e 1526-1528. Suas expedições tinham caráter basicamente militar, com missão de aprisionar os navios franceses que, sem pagar tributos à coroa, retiravam grandes quantidades do pau-brasil.

Os bandeirantes organizavam expedições que saíam de São Paulo e adentravam o interior do Brasil para encontrar metais preciosos e capturar índios para serem escravizados. As bandeiras foram as primeiras expedições a encontrar ouro na região de Minas Gerais.

A segunda expedição exploradora (1503) foi comandada por Gonçalo Coelho. Ele fundou uma feitoria em Cabo Frio (Rio de Janeiro). Feitoria era uma espécie de depósito para guardar pau- brasil.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

Várias expedições foram enviadas por Portugal, visando reconhecer toda costa brasileira e combater os piratas e comerciantes franceses. As mais importantes foram as comandadas por Cristóvão Jacques (1516 e 1526), que combateu os franceses. Também Martim Afonso de Sousa (1532), combateu a pirataria francesa.

A expedição chegou ao litoral brasileiro em janeiro de 1531. O primeiro núcleo de colonização, a vila de São Vicente, localizada no litoral, foi fundado em 1532. Em seguida criou-se a vila de Santo André da Borda do Campo, no planalto de Piratininga, região interiorana onde hoje se situa a Grande São Paulo.

A primeira expedição exploradora, em 1501, foi uma ação da Coroa. Comandada por Gaspar de Lemos aportou, inicialmente, no litoral do atual estado do Rio Grande do Norte rumando, em seguida, em direção ao sul.

1. - As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. - As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas.

As Entradas geralmente eram expedições oficiais, ou seja, foram organizadas pelo governo da autoridade colonial. Já as Bandeiras tinham motivação particular, isto é, eram organizadas por colonos que se estabeleceram nos povoados.

Antes de chegarem ao Brasil, as expedições portuguesas foram pouco a pouco realizando grandes feitos e chegando a novos lugares ao longo do século XV. Os destaques foram a chegada dos portugueses à Ilha da Madeira e o descobrimento de uma rota marítima na qual os navios portugueses poderiam contornar a costa africana.

Eram viagens arriscadas, e muitas vezes sangrentas, organizadas para explorar o território brasileiro à procura de riquezas minerais, novas terras e escravos.

substantivo feminino Ação ou efeito de expedir, de distribuir, de entregar, de enviar ao destino. Ato de fazer com que alguma coisa atinja o seu propósito: expedição de um documento.