Como se chamam os 3 segmentos que formam o intestino delgado?

Perguntado por: umarques7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

O intestino delgado é formado pelo duodeno, jejuno e íleo, sendo uma região fundamental do trato gastrointestinal responsável pela absorção de determinados nutrientes, assim como pela mistura de diversas secreções ao alimento.

O intestino grosso é a parte final do tubo digestivo, possui cerca de 1,5 m e divide-se em três partes: ceco, cólon e reto. O ceco corresponde à parte que se conecta ao intestino delgado e onde se localiza o apêndice cecal.

Esse órgão é uma dobra dupla do peritônio – revestimento da cavidade abdominal. O professor explica que “o mesentério é uma dobra do peritônio, nome dado ao revestimento da cavidade abdominal, que une grande parte do intestino delgado com a parede posterior do abdômen e permite que ele se mantenha no lugar”.

O intestino grosso consiste em oito partes; ceco, apêndice, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide, reto e canal anal. As seis primeiras em conjunto formam o cólon.

Ceco. O ceco é a primeira parte do intestino grosso. Serve como ligação entre o intestino delgado e o cólon. Entre o íleo (porção final do intestino delgado) e o ceco existe uma válvula, a válvula ileocecal, que impede o refluxo do material que já foi conduzido para o intestino grosso.

Esse órgão possui quatro divisões: bulbo, porção descendente, porção horizontal e porção ascendente. Segundo Tirapelli, como está localizado no interior da cavidade abdominal possui relações, com importância cirúrgica, anteriores e posteriores com outros órgãos dessa cavidade.

O duodeno faz parte do sistema digestório. É a primeira porção do intestino delgado e também a parte mais curta desse órgão. Seu nome é derivado do latim e se deve ao fato de o órgão ter o comprimento de cerca de doze dedos (25 a 30 cm).

O duodeno é a primeira parte do intestino delgado e inicia-se a partir do piloro (esfíncter localizado no final do estômago).

Duodeno: é a primeira porção do intestino delgado e destaca-se por ser a porção mais curta (25 cm) e fixa desse intestino. É nele que desembocam o ducto que transporta a bile e o ducto que transporta a secreção pancreática.

Os derivados do intestino médio são:

  • O intestino delgado, incluindo o duodeno distal até a abertura do ducto biliar.
  • O ceco, o apêndice, o colo ascendente e a metade a dois terços do colo transverso.

O duodeno é a porção inicial do intestino delgado, a mais próxima do estômago. É ele, pasmem, que se responsabiliza por grande parte do processo digestivo pois nesta porção do intestino o pâncreas e a vesícula biliar derramam a bile e as enzimas digestivas.

O intestino delgado, formado pelo duodeno, jejuno e íleo, é o principal local de absorção dos nutrientes fornecidos pela dieta oral. Se estende estende do orifício pilórico do estômago até a junção ileocecal do intestino grosso.

duodeno

O duodeno é a menor parte do intestino delgado, com cerca de 25 cm que vão do piloro (um esfíncter localizado na parte inferior do estômago) ao jejuno.

O sistema digestório é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. O sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos.

O mesentério propriamente dito – tem origem nas estruturas ventrais da coluna vertebral e mantém suspenso o intestino delgado. O mesocólon transverso – prende o cólon transverso à parede posterior do abdome.

A grande diferença entre os dois está nas suas posições em relação aos intestinos. O omento está anterior e o mesentério posterior aos intestinos. A posição desse ultimo acaba dando a ele a função de fixação dos intestinos junto a coluna vertebral. O nome mesentério significa “no meio dos intestinos”.

O mesentério é formado pelas dobras do peritônio que suspendem os órgãos da parede abdominal posterior. A projeção de um órgão no peritônio cria uma dobra peritoneal que se estende da parede abdominal, envolve esse órgão e volta para a parede abdominal. Essas camadas dobradas de peritônio são o mesentério.

A primeira parte do intestino grosso é o ceco, “tubo” que liga o intestino delgado ao grosso e também possui um prolongamento que chamamos de apêndice. Logo a seguir temos o cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide). E por fim o reto, que liga o intestino grosso ao ânus.