Como se chama uma pessoa que tem o mesmo nome?

Perguntado por: ilacerda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Você sabe o que são pessoas homônimas? Diferente dos Pseudônimos, pessoas homônimas são aquelas pessoas que possuem um nome idêntico a outra.

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos. Já as palavras parônimas são muito parecidas na pronúncia e na escrita, entretanto, possuem significados diferentes.

Levantamento feito pela proScore, bureau digital de crédito, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, mostra que o país possui mais de 100 milhões de homônimos, ou seja, pessoas que têm nome e sobrenome idênticos.

IBGE libera ferramenta online que mostra quantas pessoas têm o seu nome. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou uma ferramenta chamada Nomes do Brasil que permite aos usuários pesquisarem a popularidade de seus nomes.

O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Ligação entre o sobrenome e a genética
Metade do DNA é proveniente da mãe e a outra metade do pai, ou seja, 50% de cada. Da mesma forma que herdamos o material genético dos nossos pais, os sobrenomes também passam dos pais para todos os filhos, de geração em geração.

Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados.

O termo homônimo significa literalmente o mesmo nome, uma vez que o prefixo homo quer dizer igual e onoma significa nome. Desta maneira, o adjetivo homônimo é empregado a um nome que compartilha dois elementos ou duas pessoas. Quando isso ocorre acontece o fenômeno da homonímia.

A lógica é bastante simples: existir duas ou mais pessoas com o mesmo nome é totalmente possível, mas não é possível existir homônimos com o mesmo CPF, RG, data de nascimento e endereço, por exemplo.

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos. Segundo a empresa, pode-se afirmar que 1 em cada 2 brasileiros tem um homônimo.

Muhammad é o nome mais popular no mundo.

Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Laura (17638 registros)