Como se chama uma pessoa que só pensa nela mesma?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar. Ex: Ele só pensa no seu próprio bem!

5 Dicas para lidar com uma pessoa que só pensa em si própria

  1. 1 – Entenda que ela não pensa nos outros. ...
  2. 2 – Dê a si mesmo a atenção que merece. ...
  3. 3 – Não dê atenção a ela. ...
  4. 4 – Evite entrar nas conversas egocêntricas dela. ...
  5. 5 – Cerque-se de boas companhias.

O egoísta é aquele indivíduo que demonstra egoísmo, que tem amor excessivo ao bem próprio, sem buscar compartilhar com os interesses e necessidades alheias. Ser egoísta é não dividir, é não prescindir de suas comodidades, é ser egocêntrico, ou seja, é ter por centro o seu próprio eu.

5 sinônimos de egocêntrico para 1 sentido da palavra egocêntrico: 1 autocentrado, egoísta, egocentrado, ególatra, individualista.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Como deixar de se importar com o que os outros pensam?

  1. 1) Identifique o porquê Por que você se importa tanto com o que os outros vão dizer sobre você? ...
  2. 2) Modifique a sua forma de pensar. ...
  3. 3) Compreenda algumas coisas. ...
  4. 4) Valorize-se! ...
  5. 5) Cultive boas amizades. ...
  6. 6) Saia da zona de conforto.

Em português podemos citar algumas palavras sinônimas, como um sabichão, crânio, gênio ou Maria sabichona (este último usado apenas em mulheres). Consequentemente, o sabe-tudo é uma pessoa pedante e arrogante, uma atitude socialmente desaprovada.

É um orgulho, uma presunção. A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo é adjetivada de egoísta.

O chamado “egoísmo psicológico” defende a ideia de que todas as ações que fazemos no dia-a-dia são motivadas pelo egoísmo. Por outras palavras, podemos acreditar que somos distintos e dedicados, mas isso é apenas uma ilusão. Na verdade importamo-nos apenas connosco mesmos.

Em um relacionamento com o egoísta, por exemplo, não há troca, reciprocidade e nem retroalimentação. Além disso, está ligado com o ato de pensar/agir exclusivamente pensando em si mesmo, como se o outro não existisse, agindo apenas em benefício próprio.

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Ele só pensa em atender aos seus próprios interesses e não aos de um grupo. Não dá o braço a torcer em uma discussão, mesmo que não tenha razão. Sente orgulho de si, do que (e de quem) o cerca e do que faz, desvalorizando as outras pessoas e o que elas têm.

O que faz uma pessoa ser egoísta
De alguma maneira, é uma tendência infantil, que, às vezes, predomina a vida inteira. Os motivos podem ser muitos. Pessoas que tiveram sofrimentos na infância, como doenças, problemas econômicos, pais que se separaram, pais alcoólatras (como é o caso de Shirley)...