Como se chama uma pessoa que se acha melhor do que os outros?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Arrogante expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros. Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.

Atitude de quem se acha superior aos outros: 1 orgulho, altanaria, altivez, atrevimento, bazófia, convencimento, empáfia, enfatuação, enfatuamento, imodéstia, insolência, jactância, ostentação, pedantismo, pesporrência, presunção, soberba, sobranceria, vanglória.

Como lidar com pessoas que se acham melhores que outras

  1. Promova um tratamento igualitário. ...
  2. Invista em uma cultura positiva. ...
  3. Priorize a transparência. ...
  4. Estimule a colaboração. ...
  5. Incentiva uma cultura de feedback.

Em português podemos citar algumas palavras sinônimas, como um sabichão, crânio, gênio ou Maria sabichona (este último usado apenas em mulheres). Consequentemente, o sabe-tudo é uma pessoa pedante e arrogante, uma atitude socialmente desaprovada.

s2g. a2g. 3. Diz-se do que ou de quem é arrogante e não demonstra respeito pelos outros; ATREVIDO; INSOLENTE; IRREVERENTE; SAIÃO [ Antôn.: respeitoso. ]

Significado de Petulante
adjetivo Que expressa atrevimento; com petulância; atrevido, descarado. Que tem modos desrespeitosos: teve um ato petulante e foi demitido. Que gosta de se vangloriar; que age imodesta e arrogantemente. substantivo masculino e feminino Quem é ousado, atrevido, descarado; insolente.

1. Excessivamente tímido. 2. Que não tem coragem para reagir.

Uma pessoa arrogante é demasiadamente orgulhosa, altiva, insolente e presunçosa; que pensa ser superior e continuamente, ostenta suas qualidades; que gosta de humilhar os outros, especialmente aqueles a quem julga ser inferiores. Que não ouve outras opiniões e não aceita críticas ao que diz e faz.

Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo.

A pessoa duvida constantemente da sua capacidade e, como mecanismo de defesa, se autoafirma como alguém superior. Essa necessidade de autoafirmação se manifesta através: da necessidade de se vangloriar dos seus feitos e vitórias. da necessidade de minimizar as conquistas dos demais.

Parar e refletir sobre tudo que foi dito. Se permita discutir e expor os seus pontos de vistas, mas respeite também os pontos de vistas dos outros de forma lógica, racional e paciente. Não é fácil mas faz parte de crescer, é necessário. Atitudes imaturas e intransigentes causam muitos danos.

As motivações para esses comportamentos são várias: necessidade de autoafirmação, traumas passados, baixa autoestima, ego inflado ou infantilizado, entre outras, mas que pode com a ajuda de um profissional se entender melhor e ajustar esses comportamentos para melhores vivência nos diferentes ambientes.

O efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo — descrito pelos pesquisadores David Dunning e Justin Kruger — que influencia o comportamento das pessoas, fazendo com que elas acreditem que sabem mais do que realmente sabem ou que são mais competentes do que realmente são.

“A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.

O efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo que leva as pessoas que têm pouco conhecimento sobre um assunto a supervalorizar o próprio conhecimento, enquanto os experts no tema subestimam a própria capacidade.