Como se chama uma pessoa que não tem sentimentos?

Perguntado por: rgonzaga3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A dificuldade em identificar e expressar sentimentos é mais comum do que parece e, existe um termo para isso: alexitimia. A alexitimia pode ser descrita como uma condição relacionado à dificuldade de experimentar, identificar e expressar emoções.

O traço da alexitimia é pensado para ser uma característica inerente à própria personalidade. Esse tipo pode ser inato ou causado por eventos que ocorrem na primeira infância de uma pessoa, como abuso ou negligência de um cuidador primário.

A anedonia é a incapacidade de sentir prazer e aproveitar as coisas boas. É como se o nosso cérebro decidisse se desconectar. Não sentir para não sofrer, isolando-se e ficando anestesiado. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez em sua vida, mas e o que acontece quando isso se torna crônico?

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.

A alexitimia é um transtorno complexo que está relacionado com a incapacidade de identificar e expressar as suas emoções, apresentando dificuldades para se relacionar e se conectar com o outro. No entanto com uma terapia adequada, pode melhorar bastante essa questão emocional, conseguindo uma empatia mais eficaz.

Existem dois testes que costumam ser utilizados como instrumentos no diagnóstico da alexitimia:

  1. TAS-20 (Toronto Alexithymia Scale)
  2. PIEN (Programa Integrado de Exploração Neuropsicológica -Teste de Barcelona)

Acredita-se que a alexitimia não tenha cura e nem tratamentos individuais. O seu tratamento pode depender de outra condição pré-existente ou alguma forma de terapia, como a terapia em grupo, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e psicoterapia.

“A alexitimia é muito confundida com a psicopatia, mas a diferença é que um psicopata é incapaz de sentir emoções, enquanto que o alexitímico não consegue expressá-la”, afirma.

A Alexitimia é um transtorno psicológico que faz com que a pessoa não consiga expressar as emoções, mas por dentro está sentindo uma agitação emocional. Algumas vezes quando essas pessoas tentam demonstrar sentimento, dizem que estão com dor ou com outra sensação física.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Isto pode ser um reflexo de um embotamento afetivo que pode ser uma característica da sua personalidade. Não se preocupe em demasia!

A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", esses pensamentos podem ser: "sempre fui muito tola de chorar por qualquer coisa" ou " ...

1. Pessoa seca. Diz-se de pessoa que não gosta muito de afeto, não gosta de puxar assunto e sempre que embarca em uma diversidade de assuntos, breca a intimidade.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Ela não fala sobre o que a faz chorar, nem sobre sonhos, medos, anseios. O mais comum são as conversas começarem de forma polida e insossa. Uma mudança no tom de voz, a escolha de outros temas, perguntas, abre possibilidades, e a pessoa pode escolher se expor mais ou se manter na postura fechada.