Como se chama uma pessoa que não assume seus erros?

Perguntado por: rsalgueiro5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Algo que pode ser visto é que os narcisistas são pessoas obcecadas em publicar quase de forma constante suas realizações, seus objetivos alcançados, suas aparentes virtudes, suas altas habilidades. No entanto, esse tipo de personalidade caracterizada por uma alta visão de si mesmo nunca admite falhas próprias.

Quando desejamos corrigir o outro de que ele está errado, devemos notar a partir de qual ponto de vista ele vê a questão, mostrando pra ele o lado desse ponto de vista que é verdadeiro, para só depois revelar o lado falso.

A resposta está relacionada com o seu ego. Algumas pessoas têm um ego tão frágil, uma auto-estima tão baixa, uma constituição psicológica tão fraca, que admitir que cometeram um erro ou que estavam erradas é insuportável para os seus egos.

O ser humano apresenta a tendência de terceirização da culpa para evitar se colocar diante de seus erros. Dessa forma, é um comportamento natural atribuir a culpa dos seus problemas a terceiros ou a fatores externos. Os comportamentos, posturas e dificuldades são colocados como algo referente ao outro e não a si mesmo.

O que, de fato, caracteriza uma pessoa difícil de lidar? Normalmente são pessoas cuja convivência é minada por estresse, solicitações esdrúxulas, mau humor, jogos de poder, chantagem emocional, má vontade, entre outras condutas que dificultam as situações sem motivo aparente.

O grande problema não é errar, mas ter dificuldade para absorver o golpe e aprender com ele.

  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.

“Existem pessoas que não assumem erros, sempre têm respostas prontas e colocam o erro nos outros. Elas lidam com o erro se justificando. Normalmente, são pessoas resistentes a mudanças e que têm dificuldade em assumir falhas. Na infância, eram muito protegidas pela família”, explicou a psicoterapeuta.

Entre as atitudes que você pode tomar para conseguir lidar com os seus erros estão:

  1. Assuma responsabilidade pelos seus erros. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Analise o que aconteceu. ...
  3. Lembre-se que um erro não define quem você é ...
  4. Busque remediar a situação. ...
  5. Mude a maneira como você faz as coisas.

Para contornar essa situação, o mais adequado é:

  1. Analisar a situação e a relação.
  2. Entender se você pode fazer melhor.
  3. Se você fez algo que desagradou a outra pessoa, por exemplo, avalie se pode agir diferente, se deve desculpas ou se pode corrigir de alguma maneira sua ação.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

Vários são os motivos pelos quais as pessoas ficam quietas em situações que as machucam. Às vezes, isso acontece devido a pensamentos, como: “É melhor não piorar as coisas”, “Se eu falar vai dar briga”, “Não adianta falar, não vai mudar nada”, “Não quero magoar o outro”, “Ele/ela não vai entender”, etc.

Todos nós, em algum momento, ajudamos alguém. E nos sentimos bem com isso. O desgaste emocional começa quando nossa ajuda não é reconhecida, quando damos e damos, sem receber nada em troca, quando os outros não percebem tudo o que fazemos por eles e até mesmo pressupõem que é nossa obrigação.

Reconheça que errou
Essa é uma atitude de humildade e que faz toda a diferença. Além disso, permite um maior autoconhecimento e mais responsabilidade sobre as próprias ações. Quando o problema afeta a outras pessoas, ter a capacidade de reconhecer as falhas também ajuda a melhorar o relacionamento interpessoal.

O que você pode fazer quando seu/sua parceiro(a) te culpar por tudo? Empodere-se: quando seu/sua parceiro(a) fizer você sentir que tudo é culpa sua, aumenta a sua insegurança, sua dependência, inclusive podendo levá-lo(a) a se anular enquanto pessoa. Empoderar-se é combater tudo isso e deve ser missão transversal.

A psicanálise explica a culpa como um sentimento emocional que está intimamente relacionado ao remorso e ocorre quando uma pessoa acredita, ou percebe que comprometeu seus próprios padrões de conduta, ou violou os padrões morais universais, e tem responsabilidade significativa por essa violação.

Você não tem culpa! 6 dicas de como trabalhar o peso na consciência

  1. 1 – Seja mais indulgente com suas fraquezas. Não existe ninguém perfeito. ...
  2. 2 – Fale sobre como se sente em relação à situação de culpa. ...
  3. 3 – Culpa, não. ...
  4. 4 – Encare os erros como aprendizados. ...
  5. 5 – Ria dos seus deslizes. ...
  6. 6 – Livre-se da culpa.

Parar e refletir sobre tudo que foi dito. Se permita discutir e expor os seus pontos de vistas, mas respeite também os pontos de vistas dos outros de forma lógica, racional e paciente. Não é fácil mas faz parte de crescer, é necessário. Atitudes imaturas e intransigentes causam muitos danos.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.