Como se chama uma pessoa que muda de humor rapidamente?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de que “oscilou de um polo a outro”.

O termo bipolar é, com frequência, utilizado para descrever pessoas que são instáveis e mudam de humor ou de ideia rapidamente. Quem é bipolar de verdade, no entanto, sofre de algo muito mais sério, um transtorno cheio de altos e baixos e que pode provocar efeitos muito negativos na vida da pessoa.

Há diferentes tipos de transtorno do humor, entre eles, a depressão, o transtorno bipolar, ciclotimia e a depressão leve persistente (anteriormente chamada de distimia).

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

Os transtornos do humor são transtornos de saúde mental nos quais as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva (depressão), de exaltação excessiva ou de euforia (mania), ou ambos. A depressão e a mania representam os dois extremos opostos, ou polos, dos transtornos do humor.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.

De um modo geral, todos têm alguma mudança de humor. Ninguém consegue ter um humor completamente estável o tempo todo. Essas variações ocorrem, normalmente, ao longo do dia e ao longo da vida. Elas podem ser momentâneas ou circunstanciais, desde que não se tornem ameaça para si ou para os outros.

Distimia. Conhecida também como “a doença do mau humor”, a distimia é uma espécie de depressão de forma crônica e muito incapacitante, tendo como um dos seus principiais sintomas a irritabilidade diária.

Tipos de transtorno bipolar: Principais características e...

  • Transtorno bipolar tipo I.
  • Transtorno bipolar tipo II.
  • Transtorno ciclotímico.
  • Transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento.
  • Transtorno bipolar devido a outra condição médica.
  • Quer saber mais sobre Psiquiatria?
  • Sugestão de leitura.

A irritabilidade no transtorno bipolar
Nos episódios de polo maníaco, o humor frequentemente está elevado: alegre, despreocupado, otimista, e acompanhado de um aumento da autoestima que pode variar desde uma autoconfiança sem crítica até uma grandiosidade delirante.

Portanto, pães, massas, açucares, farinhas e carboidratos refinados, como arroz, batata e outros vegetais com alto teor de amidos e várias frutas, são proibidos nesse tipo de dieta.” “Muitos pacientes com transtorno bipolar são polimedicados – usam vários medicamentos.

Estimule-o, sempre que possível, a fazer atividades pequenas: sair para comer, ainda que seja em um restaurante próximo de casa, pode ajudar. Da mesma forma, ver um filme em companhia também pode ser agradável. Na dúvida, pergunte ao paciente o que ele gostaria de fazer.

As pessoas com transtorno de humor geralmente têm dificuldade em controlar seu comportamento e se sentem estressadas, ansiosas ou irritadas. Elas têm dificuldade em se concentrar e permanecer motivadas. Logo, tem um humor instável e reage exageradamente a estímulos externos.

– Sintomas Acessórios: Concentração e atenção reduzidas; Auto-estima e autoconfiança reduzidas; Ideias de culpa e inutilidade; Visões desoladas e pessimistas do futuro; Ideias ou atos autolesivos ou suicídio; Sono perturbado; Apetite diminuído.

Conviver com o transtorno bipolar afetivo com certeza traz grandes consequências para o cotidiano e isso pode ser visto nos relacionamentos. Essas grandes mudanças de humor podem dificultar a comunicação e a socialização.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

O humor pode ser modulado: Eutimia: é o humor considerado normal, de acordo com o que se espera. O paciente nessa situação tem o humor eutímico. Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido.