Como se chama uma pessoa que mora no Rio de Janeiro?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Relativo à cidade do Rio de Janeiro.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas. Para ficar bem claro: CARIOCA é quem nasce na CIDADE do Rio de Janeiro (antigo Estado da Guanabara);

13 – “Maneiro
Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, o então estado da Guanabara passou a integrar o atual estado do Rio de Janeiro. Oficialmente, optou-se por "fluminense" como gentílico oficial do novo estado, reduzindo-se o gentílico "carioca" a gentílico municipal.

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo ...

Os Cariocas são internacionalmente conhecidos por seus corpos bronzeados, sua alegria e espírito festivo, sua simpatia e por seu jeito descontraído de ver e viver a vida.

Fluminense é o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são fluminenses e petropolitanos. significa "rio", e ficou fluminense!

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala.

Não à toa, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. Os dialetos africanos falados por mulheres e homens escravizados também tiveram forte influência. A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão.

Os belford-roxenses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro. Belford Roxo cresceu muito rapidamente, e por ser um município pequeno em área, divide com São João de Meriti o título de "Formigueiro humano".

Fluminenseé o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são fluminenses e petropolitanos.

Esta é fácil: "busão" significa "ônibus".

4- Mermão. Junção das palavras “meu” e “irmão”, essa é uma das gírias cariocas que podem ser usadas tanto para se referir à pessoa com a qual se está conversando, seja um amigo ou não. Exemplos: Mermão, se você continuar contando mentiras, vai “dar ruim” pra você!

Significa: Cerveja – outra versão curta da palavra. Tipo: “Jessica, vamos sair pra tomar uma cerva?”

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.