Como se chama uma pessoa que gosta muito de chocolate?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

“Da mesma forma que existe o alcoólatra, que é viciado em álcool, existe o viciado em chocolate, que é chamado de chocólatra”, explica o psiquiatra Arthur Kaufman, que coordenou uma pesquisa sobre compulsão por chocolate envolvendo 73 voluntários.

A compulsão por doces está relacionada, muitas vezes, à deficiência de certos neurotransmissores. Segundo Tostes, hábitos alimentares noturnos estão, em geral, ligados a falta de serotonina. Já quando essa necessidade surge depois do almoço ou durante o dia, por exemplo, pode ser devido a deficiência de dopamina.

Muitas vezes, sente arrependimento seguido de vômito. O viciado também pode ter outras atitudes, como comer escondido, por sentir-se constrangido ou para não ter que dividir, e até sair na chuva ou de madrugada para comprar a guloseima. Ou seja: o chocólatra não consegue viver sem chocolate.

Define-se craving, como um desejo, normalmente incontrolável, por alimentos ricos em açúcar, a exemplo de chocolates, bolos e sorvetes. Traduzido do inglês, o termo craving significa fissura/desejo intenso. Mulheres, sedentários, obesos e indivíduos com estresse crônico são mais propensos ao craving.

Consumo de doces por estresse e ansiedade
Quando estamos estressados e ansiosos, o corpo libera uma quantidade maior de cortisol. Este hormônio, por sua vez, pode aumentar nosso desejo por doces e outros alimentos calóricos ou açucarados. Outros fatores emocionais também interferem no consumo de açúcar.

E é que os especialistas explicam que esse desejo insaciável de comer esse alimento delicioso está associado a uma deficiência de vitamina B , além de magnésio e ácidos graxos , de modo que mudanças na dieta diária podem mostrar uma enorme melhora e também representar um caminho mais saudável para comer.

Para vencer a compulsão por chocolate sua dieta precisa ser nutritiva. Se o seu corpo estiver carente em vitaminas, minerais ou energia, a compulsão fica mais frequente. Por isto, aumente o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, peixes e castanhas. Limite o seu consumo de chocolate.

“Além disso, o chocolate consumido em quantidade e horário inadequados aumenta os níveis de açúcar no sangue. O que, consequentemente, afeta a insulina. Então, quando essa energia cai, vem a vontade de mais chocolate para trazer a sensação de bem-estar e prazer novamente”, completa Carol.

Nutrientes importantes para a saúde podem estar em níveis baixos no organismo. A forte vontade de comer um chocolate pode não significar apenas um desejo por um doce e sim um aviso de seu organismo para a falta de algum nutriente importante para a saúde.

Conheça 7 benefícios do chocolate para a saúde

  • Nutritivo. Quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais nutritivo ele é. ...
  • Fonte de antioxidantes. ...
  • Pode melhorar a pressão arterial. ...
  • Reduz o colesterol. ...
  • Pode reduzir o risco de doenças cardíacas. ...
  • Pode proteger a pele. ...
  • Pode melhorar a função cerebral.

Assim como existem alimentos e bebidas que ajudam a controlar os sintomas de ansiedade, também há aqueles que fazem efeito contrário.
...
Existem alimentos que aumentam a ansiedade?

  • açúcar;
  • cafeína;
  • bebidas alcoólicas;
  • gorduras ruins;
  • alimentos feitos com farinha branca.

O chocolate contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro. A serotonina recebe quimicamente o nome 5-hidroxitriptamina e é representada pela fórmula molecular N2OC10H12, é a "substância química do bem estar", é responsável pela sensação de felicidade e prazer.

Frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes, avelãs controla a compulsão por doces. Restrinja a quantidade a aproximadamente um pires de café, considerando o alto valor calórico! Frutas desidratadas: maçã, pera, banana, kiwi, abacaxi.

Os alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, como carne magra, peixe, ovos, laticínios integrais, abacate, soja e nozes, aumentam a sensação de saciedade, reduzem a fome e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o que contribui para diminuir a vontade de comer doce.

Como identificar a compulsão por doces

  1. Você tem fortes desejos por doces. ...
  2. Pequenas porções não te satisfazem. ...
  3. Você se livra de momentos estressantes com doces. ...
  4. Você já tentou reduzir o consumo e não funcionou. ...
  5. Você come escondido.

Comer doces de forma moderada não causa diabetes, mas o consumo em excesso de açúcar por vários anos pode sobrecarregar o pâncreas, e pessoas com propensão genética ao diabetes podem começar a produzir insulina suficiente ou ficarem resistentes a ela. Ou seja, nada de exageros.

Acontece que o consumo excessivo de açúcar dificulta o funcionamento do pâncreas, fazendo com que uma grande quantidade de glicose seja despejada no sangue. Ainda que, inicialmente, a produção de insulina aumente, com o tempo ela se torna insuficiente ou inexistente.

Alimentos que pioram a ansiedade

  • Doces;
  • Bebidas açucaradas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Pães brancos;
  • Cafeína;
  • Chá mate, chá verde e chá preto;
  • Bebidas alcoólicas.

Segundo a nutricionista Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta, a melhor hora do dia para comer chocolate é a hora em que você sente vontade. “O melhor momento também é aquele em que você pode desfrutar plenamente do sabor e prazer do chocolate”, afirma a especialista.