Como se chama uma pessoa que gosta de música?

Perguntado por: idias6 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

«Musicófilo — que ou quem demonstra apreço, predileção ou propensão pela música; melófilo» (Dicionário Houaiss); «Melómano — Que ou quem tem paixão pela música» (Dicionário Priberam) = «melomaníaco», «musicomaníaco», «musicómano».

Pode-se gostar de uma dupla de sertanejo universitário como caipira. Aliás, muitas músicas antigas ficam conhecidas pois os artistas novos sempre fazem homenagens aos pioneiros.

Um melómano é um indivíduo fanático por música. Trata-se de uma pessoa que sente um amor desmedido e até excessivo pela música, dedicando o seu tempo e o seu dinheiro para desfrutar dessa arte.

Ao nos arrepiarmos com uma música, nosso cérebro é inundado de dopamina, parte do chamado sistema de recompensa, muito similar ao que ocorre no sexo, em uma refeição gostosa e em algumas drogas. Alguns dos aspectos musicais tem origem neurológica universal, enquanto outros são produtos da sociedade.

Os pesquisadores observaram que pessoas com gostos musicais diferentes podem ter os mesmos traços de personalidade. Isso pode explicar, por exemplo, como os interesses musicais podem ir mudando de acordo com o passar do tempo com apenas uma pequena alteração na personalidade.

Musicólogo destaca o papel de regentes na pesquisa e difusão do patrimônio musical.

Significado de musicalizar
Transformar em música; dar forma musical, melodiosa: musicalizar um poema. Processo de iniciação musical; despertar para a música: a escola vai musicalizar os alunos do primeiro ano. Etimologia (origem da palavra musicalizar).

substantivo masculino Ação de musicalizar, de dar forma musical, melodiosa a algo. Processo que transforma alguma coisa em música: musicalização da matemática em sala de aula; musicalização de um poema. Ação de despertar para a música, de iniciar ou de se iniciar musicalmente: musicalização dos alunos na escola.

Sertanejo

Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha.

Por que gostamos de ouvir música? Ouvir música boa faz com que o cérebro libere dopamina, uma substância que proporciona sensação de bem-estar, prazer e motivação, pois atua no centro de recompensa do cérebro. Essa substância também é liberada durante o sexo, o uso de drogas e após ingerir comidas deliciosas.

A exposição ao ruído e a música muito intensa, não é apenas prejudicial para o ouvido interno, comprometendo a audição, também é prejudicial em termos psicológicos. Aumenta o stresse, pode provocar depressão, insónias e diminuir a atenção. Em certos casos, surgem zumbidos que condicionam muito a qualidade de vida.

O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

De acordo com estes cientistas, essa reação acontece porque a forma que estas pessoas processam a combinação das notas musicais é diferente. As conexões entre o córtex auditivo (parte que processo o som) ao córtex insular anterior (parte que processa os sentimentos) são mais numerosas nessas pessoas.

Pessoas com este perfil têm uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas.