Como se chama uma pessoa que gosta de aprender?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo, seja um assunto, um instrumento musical, um idioma, entre outras coisas.

Ele une as palavras “auto”, que significa “a si mesmo”, e a palavra “didaktikos”, que quer dizer “ensino”. Por isso, o nome se tornou uma maneira de descrever a pessoa que se instrui de forma independente, escolhendo e gerenciando seus próprios métodos de aprendizagem.

O learning agility – ou agilidade de aprendizagem, em português – é um termo criado por Hallenbeck para se referir à habilidade de aprender rapidamente com uma experiência e, além disso, aplicar o aprendizado na tomada de decisão.

Multipotencialidade é um termo que se refere a pessoas que têm interesse ou se destacam em muitas áreas diferentes, seja de estudo, trabalho ou hobbies. São curiosos(a) e tem motivação para aprender conhecimentos variados.

Capacidade de Aprender (Learnability): se refere a capacidade que temos de aprender, inclui interesses, disposição e dedicação para aprender. Aprendizagem Intencional (Intentional Learning): se refere a fazer escolhas e empreender esforços para aprender novos conhecimentos e/ou desenvolver novas habilidades.

A adaptabilidade pode ser definida como a capacidade de se adaptar a novas situações, circunstâncias e necessidades. A pessoa que desenvolve esse tipo de habilidade consegue viver, sem tantos prejuízos emocionais, sob condições distintas daquelas as quais sempre esteve acostumada.

Cargo de interesse: Tenho facilidade para aprender e assimilar novos conceitos. Julgo-me uma pessoa aberta a novas mudanças culturais e profissionais, adaptando-me bem a elas, boa fluência verbal e escrita, tendo habilidade de organizar e administrar resultados.

Aquele que ensina. 2. Pessoa especialista em didáctica ou no ensino. Origem etimológica:grego didaktós, -ê, -ón, ensinado, aprendido.

Saber um pouco de tudo, o famoso “generalista”.

O autodidata é a pessoa que ensina a si mesmo. Desse modo, consegue aprender sobre os mais variados assuntos, sem a necessidade de ter um professor ou instrutor. É o indivíduo que tem autonomia e iniciativa para aprender sozinho, seja com a leitura de um livro, seja acompanhando um vídeo pela internet.

As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo, seja um assunto, um instrumento musical, um idioma, entre outras coisas. Sem a ajuda de um professor que possa instruir os primeiros passos, o autodidata enfrenta bastante dificuldade no começo do processo de aprendizado.

Seguindo essa tendência, o conceito de aprendizado constante, também conhecido como lifelong learning ou educação continuada, defende que o aprendizado simplesmente não tem data para acabar.

As pessoas que aprendem mais rápido do que as outras têm a humildade necessária para aprender o que não sabem e também para reaprender ( sob nova ótica) aquilo de que já sabem. Ou seja, estão sempre revendo conceitos e convicções. E traçam metas para isso.

Entre alguns dos principais sinônimos de perspicaz, destacam-se: astuto, esperto, sagaz, inteligente, profundo, agudo, penetrante e claro.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.