Como se chama uma pessoa que fala tudo errado?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
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Pode-se dizer que a palavra do dislálico é fluída, ainda que possa ser incompreensível, sendo que o desenvolvimento da linguagem pode ser normal ou atrasado. Não há intervenção na musculatura responsável pela emissão das palavras.

Já a disfasia é uma anormalidade na capacidade de compreensão, sem um dano completo. Em outras palavras, quando o paciente chega ao ponto de a doença atingir graus muito elevados, lida-se com uma afasia. Caso ela tenha atingido apenas alguns pontos, há uma interrupção moderada, portanto, uma disfasia.

As crianças com dislexia apresentam afetadas as regiões que ligam áreas cerebrais da percepção e da produção da fala (dislalia). O cérebro funciona perfeitamente, entretanto, o desenvolvimento motor dos disléxicos ocorre de maneira diferenciada das outras crianças (CHASTY, 2002).

Discalculia ideognóstica: dificuldade para realizar operações mentais e entender os conceitos da matemática. Discalculia operacional: dificuldade de usar números e símbolos matemáticos no processo de cálculo. Discalculia practognóstica: dificuldade de relacionar um conceito matemático abstrato a um conceito real.

A disgrafia é um transtorno de aprendizagem apresentado tanto em crianças quanto em adultos (ainda que seja mais comum diagnosticá-la no período da infância). A característica mais evidente desse distúrbio é a caligrafia ilegível, isto é, uma escrita de difícil compreensão.

A Associação Americana de Fonoaudiologia define como Apraxia de Fala na Infância o “distúrbio neurológico motor da fala em crianças, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus ...

No comportamento: isolamento social ou repetição persistente de palavras; Na fala: dificuldade para falar e/ou compreender as mensagens ouvidas; Também é comum: dificuldade para escrever e/ ou ler e entender o que foi lido; O paciente pode apresentar dificuldades de fazer gestos ou representar as ideias de outra forma.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um problema de desatenção, hiperatividade, impulsividade ou uma combinação de todos. Seu diagnóstico se apresenta com mais frequência em meninos. Seus efeitos podem causar danos na área escolar, por conta da falta de atenção.

Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca.

O diagnóstico de afasia é clínico. Por meio da observação clínica e testagem, como: conversas, exercícios de linguagem, solicitação para nomear objetos, repetir frases, formular frases, teste de compreensão de frases, entre outros.

A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.

Baseado em estudos realizados por meio de pesquisa bibliográfica, constatou-se que a dislexia e a disgrafia são transtornos ou dificuldades que um indivíduo possui na leitura ou na escrita.

A dislexia, que interfere no aprendizado da leitura, é o distúrbio mais conhecido e também mais estudado. A discalculia, que gera dificuldades com números, e a disortografia, que causa dificuldades na escrita, não possuem tantas pesquisas científicas a respeito.

É um transtorno de aprendizagem específico que se manifesta em dificuldades na escrita, especialmente na gramática. Os erros típicos que as crianças com disortografia cometem incluem: omitir letras nas palavras, substituir sílabas fortes e suaves, trocar os sons em palavras e aplicação incorreta de regras gramaticais.

Ladislav Kosc descreveu seis tipos de discalculia: a discalculia léxica, discalculia verbal, discalculia gráfica, discalculia operacional, discalculia practognóstica e discalculia ideognóstica.

A Discalculia apresenta uma forte relação com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tendo uma alta taxa de possibilidade dessa associação.

Dificuldade na escrita, com erros de trocas de letras e esquecimento ou confusão em relação à pontuação e gramática; Confundir instruções ou números de telefone, por exemplo; Dificuldade no planejamento, organização e manejo do tempo ou tarefas.

Possuem dificuldade em entender que as palavras podem ser divididas em partes; dificuldade em associar letras a sons; incapacidade de ler palavras simples; reclamações de o quanto é difícil ler; histórico de problemas de leitura presente nos pais e irmãos.