Como se chama uma pessoa que conversa pouco?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Pessoas que falam pouco: características e origens. Nós os chamamos de “quietos”, “reservados”, “silenciosos”… Quem fala pouco é uma ave rara em um mundo em que, em geral, quem fala muito, é carismático e atrai mais atenção faz sucesso.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

As pessoas caladas costumam caracterizar-se por uma autoconfiança elevada. Não se deixam levar por opiniões alheias, têm valores sólidos e ideias claras. Preferem escrever para comunicar. Sentem-se mais confortáveis com a palavra escrita.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

Significado de tímido
Acanhado; que se sente envergonhado diante das pessoas: comportamento tímido; sujeito tímido. Inseguro; que expressa medo, insegurança: segurança tímido. [Figurado] Débil; que expressa fraqueza, fragilidade: tímida luz da vela.

O tímido. Já os tímidos temem o que o outro possa vir a dizer. “Eles têm vontade de socializar, mas não conseguem porque há um preocupação muito grande com a opinião e a reação do outro. É alguém que é inseguro e prefere ficar nos bastidores, não na linha de frente.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

Falar sozinho (solilóquio) é um comportamento que pode aumentar de frequência em algumas situações, como sob estresse ou ansiedade. No entanto não depende da existência de outros transtornos para que essa fala surja, como um comportamento impulsivo/difícil de controlar.

Quem fala alto demais pode ter traços de narcisismo.

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima.

Ser eloquente é a arte de falar bem, é ter o dom da oratória. Ser eloquente é uma característica muito importante nos dias atuais, as pessoas que tem facilidade em se expressar e convencer outras pessoas, acabam sempre tendo maiores benefícios em quem possui certa timidez, ou não gosta de falar em ...

O egocentrismo
Em seu egocentrismo, acha normal que todas as conversas girem em torno dela ou dele. Na verdade, não passa pela sua cabeça que o seu discurso possa entediar os outros. E se alguém se atrever a lhe dizer isto de forma direta, se defenderá dizendo que o problema está na outra pessoa e não nela mesma.

Ser quieto não é um defeito, mas sim um traço da personalidade. Respeite isso e apenas fique atento para que o fato de ser reservado não acabe comprometendo o seu desenvolvimento, autoconfiança e felicidade. Seja o melhor que pode ser, especialmente, para si mesmo!

Uma pessoa introvertida é aquela que evita o contato social e manifesta uma forte marca de timidez em sua personalidade. Em geral, é uma pessoa insegura e sensível a críticas.

Ou seja, ser quieto é um traço de personalidade e não há nada de errado. O transtorno de ansiedade social envolve outros sinais, como: não manter contato visual, falar muito baixo, gaguejar, ficar ruborizado (vermelho), apresentar tremores.

“O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital. Porém, em todas elas, é possível perceber a inibição e o desconforto ao relacionar-se com outros, que são as características mais comuns.