Como se chama uma pessoa que concorda com tudo?

Perguntado por: dguterres5 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

substantivo masculino e feminino Pessoa que aceita resignadamente tudo o que lhe acontece; quem aceita pacificamente as ideias, tradições, costumes e usos, sem questioná-los; quem se conforma: os conformistas atrasam o mundo!

Concorda vem do verbo concordar. O mesmo que: aprova, consente, acorda, condiz, condize, admite, apoia, assina, subscreve.

Obedecer às regras da concordância.

Segundo o Dicionário Houaiss, consenso é, em primeiro lugar, "concordância ou uniformidade de opiniões, pensamentos, sentimentos, crenças etc., da maioria ou da totalidade de membros de uma coletividade".

Regra geral:
O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).

Quem cala consente, refere-se a uma pessoa que não argumenta a seu favor quando é apontada por alguém sobre algo, ou quando não intervém em um debate ou discussão. Essa atitude de silêncio e, de aparente ausência de conteúdo, parece concordar com o locutor, uma vez que não acrescenta nenhuma evidência contra ele.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Ter um comportamento transigente ou ponderar com transigência; consentir, ceder, pôr-se de acordo, anuir: com um simples sinal, aquiesceu.

Consinto vem do verbo consentir. O mesmo que: permito, tolero, condescendo, aquiesço, aprovo, concordo, possibilito, faculto, propicio.

1 impedir, proibir, negar, desconsentir, desaprovar, reprovar, opor-se, vetar. Contrário de concordar: 2 discordar, desconcordar, diferir, discrepar, divergir, desacordar, desavir, dissentir.

1 desconforme, zangado, indisposto, incompatibilizado, enrixado, inimizado, discordante. 2 desarmónico, oposto, desproporcionado. 3 ostensivo.

Quando alguém nos diz alguma coisa, em vez de escutar até o fim logo começamos a comparar o que está sendo dito com ideias e conceitos que já temos armazenados. Esse processo mental é chamado por Humberto Mariotti de automatismo concordo discordo, e, segundo ele, quando levado a extremos é muito limitante.

Estar de acordo, ter a mesma opinião de (algo ou alguém) [tr.

Ato de concordar: 2 aquiescência, anuência, acordo, assenso, assentimento, concordância, confirmação, consentimento, corroboração, permissão, ratificação, roboração. Ato de acolher: 3 acatamento, acolhida, acolhimento, admissão, receptividade.

1 aprovar, autenticar, autorizar, homologar, legalizar, legitimar, sancionar, confirmar, validar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Comprovar a verdade de: 2 certificar, corroborar, comprovar, demonstrar, provar.

Saber discordar é fundamental. É importante porque nos faz crescer, nos possibilita ouvir e entender outros pontos de vista, nos dá a chance de aprender algo novo, mesmo que seja sobre algo com a qual não concordamos. Até porque, convenhamos, concordar com tudo o tempo todo pode ser chato demais.

Consenso, muitas vezes, nada mais é do que concordar em discordar. O problema é que, muitas vezes, temos a tendencia de manter discussões que não levam a lugar algum, pelo simples fato de discutir, e principalmente “vencer” a discussão.

Concordância com pronome relativo "quem"
O verbo pode ser conjugado na terceira pessoa do singular ou pode concordar com o antecedente do pronome "quem". Exemplos: Fui eu quem afirmou. Fui eu quem afirmei.

A concordância também pode ser atrativa, ou seja, com o nome mais próximo. 2) Nos casos em que o adjetivo vem antes do substantivo, a concordância se dá com o elemento mais próximo (concordância atrativa).

Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Ex: As crianças comeram muito chocolate.

Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas. (concordância com o sujeito)