Como se chama uma pessoa que acha que sabe de tudo?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

Em português podemos citar algumas palavras sinônimas, como um sabichão, crânio, gênio ou Maria sabichona (este último usado apenas em mulheres). Consequentemente, o sabe-tudo é uma pessoa pedante e arrogante, uma atitude socialmente desaprovada.

1. [Informal, Depreciativo] Pessoa que se acha muito sabedora. 2. [Informal] Pessoa muito sábia.

A pessoa com a síndrome do impostor não acredita que possa ser boa em algo e acaba tendo problema para aceitar que outros descubram as características positivas que ela possui. Com isso, contrapondo os indivíduos e seus elogios a todo o momento, dificultando comtemplar qualquer tipo de reconhecimento recebido.

O gráfico reforça que pessoas com menor nível de habilidade e conhecimento têm maiores níveis de confiança em sua autoavaliação. Já pessoas com conhecimento moderado têm menor confiança em suas habilidades, pois sabem o suficiente para reconhecerem não serem especialistas.

Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.

Tenha empatia e compreensão
Isso significa que existem motivos para que uma pessoa que se acha se comporte da forma como faz, mesmo que não tenha consciência disso. Portanto, desenvolver empatia e compreensão é a melhor forma de afastar a raiva.

adjetivo Pertencente ou relativo à sofomania, tendência para querer se passar por sábio, geralmente falando do comportamento de quem demonstra uma confiança exagerada em seus próprios conhecimentos; sofômano, afetado.

Significado de Prepotente
[Popular] Que se acha superior; arrogante, convencido, sobranceiro. Que possui excesso de poder; muito poderoso; absolutista.

sabe-tudo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Confira quais são as síndromes mais comuns.

  • Transtorno bipolar. ...
  • Distúrbios alimentares. ...
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizado (TAG) ...
  • Somatização. ...
  • Depressão. ...
  • Estresse pós-traumático.

Esse efeito nos ensina que as pessoas com menos habilidades e conhecimento tendem a superestimar as capacidades que realmente possuem, e vice-versa. Ou seja, os seres humanos possuem a tendência de superestimar nossas aptidões sociais e intelectuais.

O nome do efeito Dunning Kruger é uma homenagem a dois professores norte-americanos de psicologia: David Dunning e Justin Kruger. Eles investigaram o fenômeno e publicaram artigos que ajudam a entendê-lo. O principal teste realizado pela dupla foi com voluntários e envolvia responder perguntas de lógica e gramática.

Uma forma de evitar ser vítima desse fenômeno é se manter sempre lendo e se qualificando. O conhecimento é a principal ferramenta para combater a ignorância em relação à própria ignorância.

Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.