Como se chama uma pessoa falsa e mentirosa?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

1 desleal, enganadora, mentirosa, fingida, fingidora, farsante, impostora, traidora, traiçoeira, hipócrita, ludibriadora, charlatã, ardilosa, astuciosa. Falsificada e inautêntica: 2 falsificada, inautêntica, adulterada, contrafeita, alterada, modificada, viciada, fraudulenta, ilegítima, espúria.

Pessoa que oculta a verdade ou não diz o que realmente pensa. Algo ou alguém que tenta enganar fingindo ser uma coisa que não é. Aquilo que foi adulterado, modificado, falsificado.

Falta de sinceridade e incapacidade de compreensão; São mentirosos; Costumam não manter longas amizades; Querem sempre controlar a vida das outras pessoas.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Pessoa que é muito parecido com outra: 1 sósia, cópia, reflexo, espelho, dublê.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

Ao mentir, inclua apenas informações críveis. Não exagere a ponto do ouvinte começar a questionar o que foi dito. Torne a mentira tão realista quanto possível. Seja crítico com relação à mentira e descubra se ela parece razoável.

3 – Expresse a quebra de confiança
Se você tiver certeza de que a pessoa está mentindo, procure provas que evidenciem sua conclusão. Se você tiver a intenção de manter o contato com a pessoa, deixe claro que a confiança entre vocês ficou afetada e que será necessário comprometimento em dizer apenas a verdade.

1 desleal, enganadora, mentirosa, fingida, fingidora, farsante, impostora, traidora, traiçoeira, hipócrita, ludibriadora, charlatã, ardilosa, astuciosa. Falsificada e inautêntica: 2 falsificada, inautêntica, adulterada, contrafeita, alterada, modificada, viciada, fraudulenta, ilegítima, espúria.

Mentirosos costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

A necessidade de chamar atenção, a soberba, o ciúme e a baixa autoestima também motivam as pessoas a mentirem compulsivamente. A motivação pode ser igualmente patológica, oriunda de um distúrbio de personalidade. A mentira também está ligada à impulsividade, ou seja, ao agir sem pensar.

Costuma ser uma pessoa insegura e com autoestima baixa, acredita que tudo o que a rodeia não é suficiente e, por esse motivo, elabora mentiras sobre a própria vida. Não fala muito (por falta de elaboração da mentira) ou, pelo contrário, desenvolve extensas histórias irreais e fala sobre elas o tempo todo.

Em tese, verifica-se uma tendência do cérebro humano em contar a verdade ao invés de mentir talvez porque mentir é uma atividade que requer maior atividade cerebral do que contar a verdade. Pesquisas baseadas em técnicas de neuroimagem mostraram que a prática da mentira e da trapaça contraria essa tendência.

É por isso que os neurologistas chegaram à conclusão de que o cérebro de uma pessoa mentirosa funciona de maneira diferente: são mentes treinadas para esse propósito. O cérebro da pessoa mentirosa, adapta-se à desonestidade. A mentira faz o cérebro funcionar de maneira diferente.