Como se chama uma pessoa Anti-social?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

As pessoas que sofrem desse transtorno, também conhecido como sociopatia, têm um padrão de comportamento que desrespeita e viola os direitos dos outros. Essa falta de interesse no bem-estar de outras pessoas traz prejuízos para os pacientes, que muitas vezes tomam atitudes irresponsáveis, impulsivas e até criminosas.

O transtorno de personalidade antissocial é uma condição mental na qual uma pessoa tem um padrão de comportamento que consiste em manipular, explorar e violar o direito dos outros sem demonstrar nenhuma culpa ou remorso.

Sinais e sintomas do transtorno de personalidade antissocial
Pacientes com transtorno de personalidade antissocial podem expressar seu descaso pelos outros e pela lei destruindo propriedade, assediando outros ou roubando. Eles podem enganar, explorar, fraudar ou manipular as pessoas para conseguir o que querem (p.

Em suma, a psicopatia é uma forma muito mais severa da sociopatia. Assim, pode-se dizer que todos os psicopatas são sociopatas, mas sociopatas não são necessariamente psicopatas.

Segundo a pesquisa, pessoas com características antissociais podem ter altos níveis de criatividade. Características antissociais geralmente são apontadas como um problema pela ciência. Estudos anteriores mostraram que pessoas solitárias possuem o mesmo risco de morte prematura que aquelas diagnosticadas com diabetes.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

A principal diferença entre ser um introvertido e ser antissocial é que os introvertidos são engajados socialmente (de uma forma que se sinta confortável para eles), enquanto aqueles que são antissociais preferem não ser.

De acordo com o DSM-5, qual dos seguintes é um critério diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial?

  1. Sentir euforia ao maltratar alguém.
  2. Sentir inveja dos outros e achar as pessoas te invejam.
  3. Necessidade de ser admirado incondicionalmente.
  4. Agir impulsivamente ou não planejar para o futuro.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

Diferenças entre sociopata e psicopata. Os psicopatas são classificados como pessoas com pouca ou nenhuma consciência, mas capazes de seguir as convenções sociais quando lhes convém. Os sociopatas têm uma capacidade limitada, embora fraca, de sentir empatia e remorso.

Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.

Na sociopatia, o Transtorno de Personalidade Antissocial é desenvolvido durante a vida da pessoa, sendo associado à educação e contato com a sociedade. Psicopatas tendem a ser superficialmente normais em relações sociais. Eles costumam ser educados, ter uma boa carreira e se relacionar bem com as pessoas.

Em geral, os sociopatas seguem o mesmo padrão, em graus muito elevados, não sentindo remorso, podendo ser violentos e desconsiderando o que é certo e o que é errado. Seu comportamento tende a ser agitado e com humor hostil, sendo propensos à violência.

A linguagem corporal do psicopata
O Coringa possui um sorriso diferente dos sorrisos habituais. Enquanto a maioria dos sorrisos sociais faz ativação da AU12, que se refere ao músculo Zigomático Maior, o sorriso do Coringa faz uso da AU13, Levator Angulis Oris, um músculo que fica entre o Zigomático Maior e Menor.

Um sociopata pode ter QI (quociente de inteligência) extremamente alto ou extremamente baixo. O que aproxima as duas doenças mentais é que ambas são desordens de personalidade antissocial, e podem resultar em atos de violência que podem ser terríveis como assassinatos com requinte de crueldade.

Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância. Alguns indivíduos podem até reagir de forma violenta e agressiva para expressar a sua frustração.

É verdade que cada pessoa é diferente e há aqueles para os quais bastará o vínculo familiar ou do companheiro ou companheira. Outros podem até se sentir realizados na sua própria solidão. No entanto, isso não é normal nem recomendado.

A falta de contato físico entre as pessoas, de modo geral, pode agravar em quadros de depressão e ansiedade, por aumentar sentimentos de solidão e abandono, segundo a psicóloga.

A representação de uma amizade verdadeira cabe na palma da mão. Segundo um estudo realizado na Universidade Oxford, os humanos têm a capacidade de manter uma média de cinco amizades íntimas durante a vida.

Curtiu? Pessoas introvertidas são muitas vezes confundidas com antipáticas ou antissociais. Infelizmente, isso acontece porque, ao contrário dos extrovertidos, os introvertidos sentem a real necessidade de duas coisas: ficar sozinhos por um tempo e desenvolver conversas realmente interessantes.

Olá, o medo de sair de casa está relacionado com os quadros ansiosos. Busque ajuda de um psicólogo e psiquiatra. O psiquiatra poderá tratar o caso com psicofármaco e a psicoterapia irá te ajudar a lidar com o medo até que você volte a sua rotina normal.