Como se chama um sonho muito real?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os sonhos lúcidos costumam ocorrer durante o sono REM (rapid eye movement), ou sono profundo, e estão relacionados à uma maior atividade de partes do cérebro como o córtex pré-frontal e uma região chamada precúneo (região superior do lobo parietal), em comparação com os sonhos não lúcidos.

Alguns sonhos parecem tão reais por conta de distúrbios do sono: Problemas como insônia e narcolepsia podem aumentar os riscos de sonhos vívidos. Assim como mudanças bruscas no seu horário de sono, como dormir muito mais ou muito menos também pode aumentar esse risco.

O que é onirismo? O onirismo é um estado psicológico (ou uma alteração da consciência) que se caracteriza pela presença de alucinações semelhantes às que acontecem quando sonhamos, mas neste caso acontecem em estado de vigília. A condição também é conhecida por delírio do sono.

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Os chamados sonhos lúcidos, em que o sonhador tem consciência de que está dormindo e de que sua consciência, naquele momento, lhe afirma estar sonhando, são sonhos de emancipação do Espírito, que, naquele momento, não só detém a volição como também tem acesso à memória que guarda de outras vidas.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Os sonhos lúcidos acontecem quando permanecemos conscientes enquanto dormimos. Ou seja, você sabe que está dormindo durante o sonho. Eles tipicamente ocorrem durante o sono REM, um estágio mais pesado de sono.

O princípio é o seguinte: se você verificar o ambiente em seu entorno várias vezes ao dia em busca de algo estranho, você se manterá consciente do fato de que não está sonhando. Depois que seu cérebro se acostumar ao hábito, ele tentará fazer a mesma coisa automaticamente durante os sonhos.

Tipos de sonhos

  • Premonitórios.
  • Lúcidos.
  • Telepáticos.
  • Vidência.
  • Morte.
  • Semi-realidade.

“Sonhar acordado” é comum. Já todos fugimos para o mundo da fantasia enquanto presos numa conversa ou tarefa aborrecida. Segundo estudos da Psychology Today, cerca de 96% das pessoas perdem-se temporariamente em sonhos durante o dia. Contudo, há pessoas para quem sonhar acordado é um problema de saúde.

Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Durante o sonho, o ego onírico costuma acreditar que está em vigília. A consciência do estado onírico não está presente nos sonhos comuns, os quais são confundidos com a realidade.

Por que sonhamos frequentemente com alguém que não tivemos um relacionamento próximo? Mesmo não pensando nessa pessoa nem encontrando-a em lugares. Porque essa pessoa representa ou simboliza uma faceta de você mesmo em alguma circunstância que você está atravessando nesse momento de sua vida.

O estudo desse tipo de sonho já aponta que é possível, por exemplo, encontrar respostas para problemas, superar pesadelos, depressão e até lidar melhor com memórias ruins, como as causadas por situações traumáticas.

Nesse caso também é possível recorrer a ações mecânicas, como apertar o próprio braço. Afinal, nos sonhos não é possível sentir dor. Isso é importante porque, para ter controle sobre os sonhos e realizar coisas impossíveis, é preciso saber que não se está no mundo real.

Essa atividade cerebral intensa também é o motivo da outra teoria: não é que você acorda “na melhor parte” do sonho, é que ao acordar todas as partes parecem ser as melhores porque a narrativa foi construída durante o sono REM, que por si só cria sonhos mais lúcidos e vívidos.

As fases do sono são designadas pela sigla REM (pronunciada em inglês, como o nome da banda de rock: R.E.M.), que significa Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos.

O que acontece durante o sono REM é que o cérebro transfere memórias de curto prazo armazenadas no córtex motor para o lobo temporal, onde se tornam memórias de longo prazo.