Como se chama um sonho dentro de outro sonho?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

O sonho lúcido acontece quando há a consciência de estar sonhando durante o sonho. Ou seja, não é preciso acordar para saber que as aventuras vividas à noite ocorreram em sua mente.

O que parece ser um quase consenso, é que as pessoas que têm sonhos recorrentes tendem a ter uma saúde mental mais frágil e que essa possa ser uma maneira de elas lidarem com traumas. Isso é especialmente real para pessoas que sofrem com alguma forma de PTSD (Estresse Pós-Traumático).

Onironauta (do grego óneiros, sonho, e náutés, navegante/explorador) é uma pessoa que explora sonhos lúcidos, dominando-os e conduzindo seus eventos, habilidade conhecida como Onironáutica, do inglês Oneironautics.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Sim, isso é possível: são os chamados “sonhos lúcidos”. “A diferença entre os sonhos lúcidos e os demais é que, durante os sonhos lúcidos, nós temos a consciência que estamos sonhando”, explica a Dra. Jane Machado, neurologista do Hospital Anchieta, de Brasília.

Ele ocorre tipicamente 90 minutos depois que caímos no sono e dura cerca de dez minutos, porém, enquanto você dorme, cada período REM dura mais tempo, podendo alcançar uma hora.

Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho. Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana.

O que significa ter sonhos repetidos
Embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte deles têm a mesma função: são um alerta! É por isso que eles merecem atenção especial, porque revelam que há uma situação ou um medo que está afligindo o sonhador e ele não consegue superar isso.

O sonho lúcido é um estado de consciência possível enquanto você está dormindo. Por meio dele, é possível perceber que está no meio de um sonho, mas continuar ali, sem acordar. Segundo pesquisadores, o fenômeno é mais raro a partir da adolescência, mas é um muito comum entre crianças.

Os sonhos lúcidos são vistos sob essa perspectiva como sendo o presente dado aos homens pela Espiritualidade Elevada, de se recordarem das experiências vividas durante o sono, por serem úteis e/ou necessárias tais recordações.

“Os sonhos recorrentes são mais prováveis de serem sobre experiências de vida muito profundas ou apenas problemas de lógica de caráter que são garantidos para se repetir na vida desperta porque eles são parte de você, em vez de um evento único”, disse a pesquisadora de sonhos Deirdre Barrett, professor de psicologia no ...

Sonhos que se repetem com frequência podem estar relacionados a medos e traumas, mas não necessariamente.

Embora ainda não haja pesquisas mais aprofundadas no assunto, sabe-se que há um vínculo entre os sonhadores. Portanto, os sonhos compartilhados são comuns entre pessoas que estão conectadas emocionalmente, acima de tudo quando passam mais tempo juntas.

De modo geral, não há um "prazo" ou "data" para a interpretação de um sonho, seja ele premonitório ou não. O mais importante é observar os fatos do seu dia-a-dia com atenção, pois é muito comum o fato concretizado passar desapercebido.