Como se chama um prédio de 2 andares?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Bom, um sobrado, nada mais é que uma construção com dois ou mais andares. Alguns chamam de casa duplex ou casa triplex etc. Mas no mercado imobiliário, o termo mais comum é Sobrado.

A começar pelo loft, que tem uma planta com ambientes integrados, com exceção do banheiro. Em alguns casos, o pé-direito alto permite criar um mezanino, que dá mais privacidade ao quarto. São imóveis bons para quem mora só ou para casais. Já o apartamento duplex é aquele com dois andares.

Há opções mais simples e também mais luxuosas, o que o torna perfeito para atender aos mais diversos públicos, como casais, famílias com filhos e até solteiros. Quando encontrado em prédios que contam com uma unidade por andar, também é chamado de “apartamento tipo”.

Bom, um sobrado, nada mais é que uma construção com dois ou mais andares. Alguns chamam de casa duplex ou casa triplex etc. Mas no mercado imobiliário, o termo mais comum é Sobrado. Via de regra, os sobrados são para fins residenciais, mas em alguns casos poderá ser uma locação comercial.

Hoje a definição legal é “subsolo aflorado”. Portanto, tudo que está abaixo do térreo é subsolo (enterrado ou aflorado), e no caso de um térreo no nível da rua, havendo pavimento de garagem acima, estes serão denominados como 1º pavimento, 2º pavimento e assim por diante.

“Andar Térreo” é a mesma coisa que “Primeiro Pavimento”. Já o “Primeiro Andar” é o mesmo que “Segundo Pavimento”. Ou seja, um prédio de 5 andares tem 6 pavimentos, a saber: “Andar Térrreo ou Primeiro Pavimento”; “Primeiro Andar ou Segundo Pavimento”….”Quinto Andar ou Sexto Pavimento”.

rooftop

A tradução de rooftop é topo do telhado, embora ele seja um termo utilizado para designar o terraço ou o último andar de um empreendimento. O rooftop sempre existiu, mas foi a partir de 1980 que ele se popularizou e se tornou um espaço “habitável”.

O duplex é um apartamento que possui dois andares, enquanto a versão de três pavimentos é considerada um triplex. Ou seja, a diferença de um e de outro é que o triplex possui um pavimento a mais. Com uma área privativa maior, esse tipo de apartamento oferece mais espaço útil para outros cômodos.

As kitnets e lofts são projetados com um banheiro e um cômodo que integra o quarto, a sala e uma cozinha compacta. Em contrapartida, os flats têm marcações que separam quartos, sala, cozinha, varanda etc.

É um tipo de apartamento sem paredes e tudo nele é integrado, com exceção do banheiro. A área é maior do que 50 m². O loft é mais moderno, prático e industrial.

Um flat é um tipo de apartamento, embora diferente de um apartamento tradicional, conta com menos espaço, mas em contrapartida oferece uma espécie de serviço hoteleiro ao seu morador. O que pode ser bem útil para quem tem uma rotina agitada e passa boa parte do seu tempo na rua.

Na terminologia jurídica prédio é terreno isolado ou com edifício (conjunto de apartamentos ou salas). E apartamento é uma unidade imobiliária autônoma do restante do edifício.

Também chamada de conjugado, é uma unidade com área de até 50 m². Quanto às características arquitetônicas, tem apenas um cômodo, que une o quarto e a cozinha, além do banheiro, separado. “A kitnet tem seus cômodos um pouco mais definidos por quarto, banheiro sala e uma cozinha um pouco menor.

Ser duplex, ou seja, ter dois andares, é justamente uma das características da cobertura penthouse. Porém, ao contrário desta, a cobertura duplex pode ter alguns cômodos da área íntima no piso inferior, como um quarto. Além disso, pode ter um ambiente da área social no piso superior, como uma cozinha extra.

De forma resumida, um apartamento duplex é aquele que possui dois pavimentos ligados. Geralmente esse tipo de moradia é encontrada nos dois últimos andares do prédio, mas é possível ser localizada em outros andares também.

O flat é um espaço menor com serviço de quarto, lavanderia e refeição. Por isso são tão semelhantes a um hotel. Apenas não é o mesmo, porque eles costumam ser maiores e não apresentam ampla rotatividade de moradores. Logo, os flats têm paredes nos ambientes.

O apartamento padrão, também é chamado de “apartamento tipo”. Em geral, são os mais comercializados. Costumam ter de dois a três quartos, sala, cozinha e banheiro. Consegue atender a diversos públicos, tanto pessoas casadas com ou sem filhos, quanto para as solteiras.