Como se chama tosse com sangue?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Quando há uma perda de sangue nos pulmões devido a rotura de um vaso sanguíneo e esse sangue atinge a boca quando se tosse, estamos na presença da hemoptise ou expetoração com sangue.

Quanto à etiologia, as hemoptises podem ser divididas em vários grupos: causadas por infecções, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, neoplasias, vasculites, coagulopatias, trauma, uso de drogas, iatrogenia e corpo estranho, assim como hemoptise catamenial (secundária a endometriose traqueobrônquica) e ...

A tosse com expectoração sanguinolenta, chamada de hemoptise, é um sinal de lesão das vias respiratórias. Existem dezenas de causas para a presença de sangue no escarro, algumas delas benignas, como feridas na boca ou no nariz, e outras mais graves, como infecções pulmonares, vasculites ou tumores das vias aéreas.

O ácido tranexâmico (TXA), um antifibrinolitico inibidor do plasminogênio, é comumente usado para o controle e profilaxia de hemorragias. O tratamento imediato com TXA mostrou-se eficaz no paciente que apresenta sangramento grave e o resultado foi verificado pelo aumento de sobrevida deste indivíduo.

Tratar hemoptise depende da causa raiz. Por exemplo, a pneumonia pode ser tratada pela combinação de antibióticos, repouso ou hospitalização, em casos graves. Escarro tingido de sangue, que é o resultado de tosse violenta, pode ser tratado em casa com medicamentos supressores da tosse e monitoramento médico.

Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos. Devemos valorizar a tosse, principalmente quando ela dura mais de três semanas.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

A causa da hemoptise permanece desconhecida em 30 a 40% dos pacientes, mas o prognóstico para pacientes com hemoptise criptogênica costuma ser favorável, normalmente o sangramento desaparece depois de 6 meses da avaliação.

tratamento do sangramento pulmona em bronquiectasia pode ser abundante e grave, com risco de insuficiência respiratória, pois as bronquectasias são muito vascularizadas. Por isso, o tratamento mais comum é feito por radiologia intervencional. Quando tem tosse com sangramento, é indispensável procurar um pronto socorro.

Os achados clínicos são, em geral, dependentes da causa da hemoptise. Em pacientes com infecção do trato respiratório e bronquiectasias infectadas, costumam ocorrer febre, tosse e outros sintomas de infecção do trato respiratório inferior, como dor torácica.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Com a garganta inflamada pode sair catarro com a presença de sangue? Sim, devido ao processo inflamatório e infeccioso podem aparecer algumas lesões na mucosa e levar a pequenos sangramentos.

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Hemoptysis. A história clinica ajudará a determinar a quantidade de sangue e o diagnóstico diferencial entre hemoptise, pseudo-hemoptise e hematêmese. A hemoptise é classificada em maciça (volumosa) e não maciça, baseado no volume de sangue eliminado. No entanto, não há uma definição uniforme para essas categorias.

Considera-se hemoptise leve quando a eliminação de sangue é menor que 100 mL em 24 h; moderada, quando o volume de sangue eliminado estiver entre 100 e 600 mL em 24 h; e maciça ou grave, se o volume de sangue eliminado for maior que 600 mL em 24 h ou acima de 30 mL/h.

Assim que for identificada a causa do catarro com sangue é importante que o tratamento seja iniciado para prevenir complicações, podendo ser indicado o uso de medicamentos de acordo com o causa, além de medidas para hidratar as vias aéreas, como beber bastante líquidos durante o dia e fazer lavagem nasal, por exemplo.

Na hematêmese, o sangue geralmente é de cor escura, precedido por náuseas e vômitos ou dor epigástrica, podendo conter restos de alimentos. Na hemoptise, o sangue é vermelho vivo, espumoso, contendo pequenas bolhas de ar, podendo apresentar muco, e associado a tosse antecedendo o quadro de sangramento.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

A gripe dura no máximo 10 dias, se os sintomas persistirem por mais de 3 semanas, pode ser um caso de tuberculose.