Como se chama quem pisa para fora?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A pisada supinada é caracterizada pela pisada para fora, ou seja, o peso do corpo é projetado para a lateral externa dos pés. Geralmente, isso acontece com pessoas que têm o arco do pé muito acentuado, chamado também de pé cavo.

A pisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. É o típico “pisar para dentro”. Quem tem a pisada pronada acaba descarregando todo o peso do corpo na borda interna ou medial do pé.

Em alguns casos, a troca por uma palmilha adequada já é o suficiente para minimizar o problema. Além do sapato adequado, o ortopedista deverá indicar um trabalho de correção da pisada, além de terapias específicas para as estruturas que envolvem os movimentos dos pés.

Tipos de pisada
O tipo de pisada tem a ver com a anatomia do pé e também é influenciada pela musculatura e demais articulações. As pisadas podem ser classificadas como pronada, supinada ou neutra. Existem exames para identificar cada tipo com precisão.

Trata-se de uma alteração estrutural do pé, na qual o peso do corpo é transmitido desigualmente, sendo desviado para a lateral do tornozelo e para a borda lateral do pé, tornando-o uma estrutura rígida e com redução da superfície de apoio plantar do pé no solo, o que concentra a carga.

Já o pé chato, toca quase que por inteiro o chão, com um formato plano. São simples detalhes que podem gerar lesões, caso o corredor não use o calçado correto ou não saiba como pisar durante o exercício. Confira abaixo mais informações sobre o assunto. A maioria dos casos estão ligados à hereditariedade.

As pisadas podem ser supinada, neutra ou pronada. A pisada supinada se caracteriza por uma trajetória de descarga do peso durante a fase de apoio do pé, projetando-se para face lateral da planta do pé. Já pisada neutra se configura por uma distribuição de descarga de peso mais equilibrada em toda a planta do pé.

A “pisada para dentro” (como também é chamada) é considerada a mais comum entre a população. Os pronadores são as pessoas que fazem uma rotação excessiva para o lado de dentro, com o peso ficando estável nessa região do pé.

O que devo fazer? Se você suspeitar que tem pisada torta, a primeira coisa a fazer é procurar um ortopedista. Ele vai examinar sua pisada e pode pedir alguns exames extras, como a baropodometria, para confirmar o diagnóstico.

Uma queixa muito frequente no consultório é a pisada torta, um termo popular que descreve a forma como as crianças pisam, ou, em alguns casos, alguma deformidade ou desvio articular que impacta diretamente na forma como os pés se movem em relação ao solo.

Pisada pronada é aquela em que o indivíduo toca primeiramente com o lado externo do calcanhar no chão. Depois há uma leve rotação no tornozelo e, em seguida, o contato ocorre com o lado interno do , na região do dedão. De uma maneira mais simples, esse tipo de pisada é o popular “pisar para dentro”.

Com isso, há maior chance de ocorres desvios na patela e instabilidades nos tornozelos. O joelho pode se desviar para dentro”, conta Walkíria. Entre os problemas de quem tem a pisada pronada estão o esporão de calcâneo, dores nos tornozelos, fascite plantar, dores na lombar e nos quadris.

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.

Resumindo: andar com os pés para dentro faz parte do desenvolvimento normal da criança, mas quadros acentuados ou diferentes de um lado para o outro devem chamar a atenção dos pais. Ficou com alguma dúvida?

A pronação refere-se à maneira como o seu pé se inclina para dentro para distribuição do impacto ao entrar em contacto com o solo. Faz parte do movimento natural do corpo humano, mas difere de pessoa para pessoa. Conforme o seu pé embate no solo, inclina-se para dentro de modo a absorver o choque.

Os tornozelos dos pronadores tendem a ser mais frouxos, o que pode levá-los a uma maior tendência a virar o pé, justamente por ter a pisada pronada. Sendo interessante executar exercícios para fortalecer os músculos e tendões dos pés, tornozelos e panturrilhas.

Entenda a pisada neutra
Como o próprio nome sugere, na pisada neutra o impulso para a caminhada se dá com a parte frontal do pé, sendo esta a maneira ideal de apoiar o peso do corpo nos pés.

Se o paciente possui uma pisada supinada, significa que ele descarrega o peso principalmente da região lateral do pé, mais especificamente no dedo mínimo. Ao andar, o indivíduo faz grande esforço, mantendo o lado externo do pé sempre em contato com o chão.

Pé normal: estrutura muscular e óssea sem deformidade. Pé chato ou pé plano: a região plantar inteira toca o solo, devido a inexistência do arco plantar, a curvatura da sola do pé é reduzida. Pé curvo ou pé cavo: possui estrutura do arco plantar excessivamente alto.

O pé plano valgo, nome que damos ao pé chato, se caracteriza por um pé com redução do arco plantar medial, lateralização do calcanhar e da parte anterior do pé quando visto por trás.