Como se chama quem nasce na Síria?

Perguntado por: eribeiro8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os sírios são um povo levantino nativo, estreitamente relacionado com os seus vizinhos imediatos, como libaneses, palestinos, iraquianos, malteses, judeus e jordanianos.

Árabe

O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas. Pertence a família das línguas semíticas, que por sua vez, compõem o tronco linguístico das afro-asiáticas.

A Síria é uma mistura volátil de sunitas, alauitas, cristãos, curdos e outras etnias que vivem no mesmo território, mas com o poder político desproporcionalmente concentrado nas mãos da elite alauita.

Na Antiguidade, a Síria era a junção de diversos Estados (Gesur, Zobá, Arã e Damasco). Naquele tempo, os habitantes sírios lutavam para tomar as terras de Israel. Os Estados da Síria se unificaram pelo comando de Damasco.

Em termos de religião, a subdivisão é mais complicada: 74% dos sírios são muçulmanos sunitas, 16% são muçulmanos xiitas (entre alauitas, drusos e ismaelitas) e 10%, cristãos (ortodoxos, maronitas ou latinos).

A Assíria corresponde em parte ao que hoje é a Síria e o Iraque. A Fenícia está no Líbano. Judeia e Samaria são Israel e Palestina.

1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela. 2 E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel.

Após 11 anos de crise, a vida é mais difícil do que nunca para os deslocados sírios. Desde 2011, milhões de sírios foram forçados a fugir de suas casas e buscaram segurança em países como o Líbano, Turquia, Jordânia e além. Enquanto a crise continua, a esperança está se esvaindo.

sí·ri·o o
1. Relativo ou pertencente à Síria, país asiático. 2. Natural, habitante ou cidadão da Síria.

O sírio-brasileiro é um brasileiro de ancestralidade síria completa ou parcial, ou um sírio residente no Brasil. Os sírios vieram para o Brasil no século XIX. A população brasileira de descendência total ou parcial de sírios é estimada pelo governo brasileiro em cerca de 3 ou 4 milhões de pessoas.

Existem dois principais motivos para isso: Situação política do país com forte centralização do poder nas mãos do ditador Bashar al-Assad e muita repressão; Atuação de grupos como o Estado Islâmico.

Algumas das receitas mais famosas são o quibe, esfirra, kebab, homus, e baklava. Outras comidas tiveram seus nomes adaptados para o português, como é o caso das mashi waraq inab, os famosos charutos recheados, ou a labneh, que é conhecida por aqui como coalhada seca.

A Síria é considerada um país em desenvolvimento, com uma economia diversificada, baseada na agricultura, na indústria e na produção de energia.

Depois da queda do Império Otomano durante a primeira guerra mundial, a Síria foi administrada pela França até a independência em 1946.

Damasco é a capital da Síria e a capital mais antiga do mundo. Tem cerca de 2.47 milhões de habitantes (chamados damascenos).