Como se chama quem nasce na cidade do Rio de Janeiro?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

carioca

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Ser carioca é muito mais do que ter nascido no Rio: é um estado de espírito. Conhecido por seu jeito irreverente e bem-humorado de ser, o carioca está sempre disposto a ajudar quem precisa. Os cariocas costumam ir a shopping centers tanto quanto vão à praia, muitas vezes para fugir do calor.

O jeito de falar dos residentes do Rio de Janeiro, marcado pelo s mais chiado e as vogais mais abertas, foi eleito duas vezes como o sotaque oficial do Brasil. Logo atrás, ainda no pódio, os sotaque baiano e mineiro ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Títulos estaduais
Isso mudou na primeira década deste Século XXI, quando os rubro-negros ultrapassaram os tricolores. Maior campeão carioca de todos os tempos, o Flamengo soma 37 títulos estaduais contra 33 do Fluminense.

Rapidamente os portugueses começaram a chamar-se a si próprios de cariocas. Ao longo do tempo foi começando a ser usado o termo “carioca” para designar as pessoas que nascem no Rio de Janeiro. Um dia Vinicius de Moraes escreveu que ser carioca “é antes de mais um estado de espírito”…

Fluminenseé o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são fluminenses e petropolitanos.

Reviravolta para os “cariocas”
Oficialmente, optou-se por “fluminense” como gentílico oficial do novo estado, reduzindo novamente a abrangência do gentílico “carioca” à esfera municipal.

Significa: Cerveja – outra versão curta da palavra. Tipo: “Jessica, vamos sair pra tomar uma cerva?”

População total: 1.653.461 habitantes. Densidade demográfica: 7.039,64 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: recifense.

– Quem nasce em Caxias do Sul é chamado de Caxiense; – A cidade é a segunda maior do RS em população. Segundo o IBGE, são mais de 500 mil habitantes; – O primeiro trem chegou ao município em 1º de junho de 1910, ligando a região à capital.

Os belford-roxenses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro.

O carioca não é apenas o sotaque oficial do Brasil mas também é o mais inconfundível do Brasil, é o que diz uma pesquisa da Preply, plataforma de ensino de idiomas que procurou entender quais os sotaques favoritos da população.

Abaixo, você confere a lista completa:

  • Os sotaques mineiro, baiano e fluminense lideram o ranking – Foto: Divulgação / Alto Astral.
  • O sotaque fluminense foi eleito um dos mais inconfundíveis – ...
  • Os sotaques fluminense, mineiro e gaúcho são os mais desejados – ...
  • Confira quais são os sotaques mais charmosos do Brasil -

O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.

Títulos Nacionais
Aqui, quem leva vantagem é o Palmeiras. O time da capital paulista é o maior campeão de títulos nacionais da história do futebol brasileiro, superando o Flamengo e qualquer outro clube do país.

Club Atlético Independiente

Com sete títulos conquistados, o Club Atlético Independiente é o maior campeão da história da Copa Libertadores. O Diablo Rojo levantou sua primeira taça em 1964, pouco depois do início da competição, e dominou o campeonato até o ano de 1984, quando conquistou seu último título.

Flamengo e Fluminense são os dois times de maior sucesso no Campeonato Carioca: em 2022, o Flamengo tem 37 títulos estaduais e o Fluminense tem 32.

Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial. O adjetivo fluvial refere-se a rio.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Os tupinambás, esse povo que foi dominado pelos portugueses, somos nós, é a nossa origem étnica, cultural, a nossa raiz. Tanto é que todos os nomes do Rio de Janeiro são tupinambás. Do carioca (que vem da tribo Kárioca) à Baía de Guanabara (chamada Kûánãpará).