Como se chama quem nasce na Bahia?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Quem nasce na Bahia é baiano (sem h!), mas e quem nasce no Espírito Santo? E potiguar, é o adjetivo relativo a qual Estado?

Quem nasce nesse estado é paraense.

Professor Pasquale explica que o adjetivo 'soteropolitano' tem origem em palavras gregas. Segundo ele, 'soter', em grego, é a tradução para 'Salvador'. Já o termo 'pólis' significa 'cidade'. Da junção destas palavras, surge o termo que define quem nasce na capital baiana.

Na publicação do Dicionário inFormal, que aparecia como primeira resposta da pergunta ao Google, aparecia a definição como: "Pessoa brega, que gosta de chamar atenção de uma forma estranha, ridícula”.

Essa região é composta por nove estados, sendo a maior do Brasil em termos de número de federações.

Quem nasce em Minas Gerais é o que? Resposta fácil: Quem nasce em Minas é mineiro, uai! Sim, mas também já foi conhecido como mineralista ou montanhês.

Significado de Manauara
substantivo masculino e feminino Pessoa que nasceu em Manaus, capital do Amazonas, estado situado no norte do Brasil; manauense.

Gentílico: são-luisense ou ludovicense.

Quem nasce em Belém é belenense ou belemense. A região onde encontra-se a cidade era inicialmente a aldeia Mairi, moradia dos índios Tupinambás e Pacajás. No período áureo da borracha no século XX, ficou conhecida como “Paris Tropical” e “Francesinha do Norte”.

Além de “soteropolitano”, existe a forma “salvadorense”. É bom lembrar que muitos baianos se referem à capital de seu estado como “Cidade da Bahia”, o que explica por que alguns dicionários (o “Houaiss” e o de Caldas Aulete, por exemplo) registram “baiano como relativo a todo o Estado da Bahia ou apenas à capital”.

O Estado da Bahia está localizado na região Nordeste do Brasil. A capital é Salvador e a sigla BA. Quem nasce na Bahia é denominado baiano.

brasileiro

Salvador, originalmente chamada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro, cuja cidade sede é a capital do estado da Bahia.

O dialeto baiano ou baianês é um dialeto do português brasileiro, de origem na região Nordeste do país (na cidade de Salvador), e falado no estado da Bahia, além do sul de Sergipe e do extremo norte e nordeste de Minas Gerais, além de regiões limítrofes.

O sorriso faz parte do DNA do povo baiano, em geral muito hospitaleiro e que se esforça para deixar o outro sempre à vontade. Basta alguém pedir uma informação na rua e pronto: o baiano responde, o outro baiano estica a conversa e em poucos minutos eles já estão conversando como se fossem velhos conhecidos.

O adjetivo pátrio oficial para quem nasce em Curitiba é “curitibano”, como afirma o Michaelis.

Fortaleza é o maior município do Nordeste e o 11º maior do Brasil considerando o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas.

Sergipe

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?