Como se chama quem nasce em Niterói?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

A partir de 1783, por decreto de D. Luiz de Vasconcelos, então vice-rei do Brasil, foi criado um novo gentílico "mais civilizado" para o Rio de Janeiro, o "fluminense", a partir do termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio".

Quem aqui sabe o que significa Niterói? É tupi-guarani e significa “águas escondidas”. Mas porque? A Secretaria Municipal de Meio Ambiente começou a catalogar, na última semana, nascentes e olhos d'água de três bacias hidrográficas: do Rio das Pedras, do Rio Sapê e do Rio Muriqui.

Belford Roxo é uma cidade de Estado do Rio de Janeiro. Os habitantes se chamam belford-roxenses. O município se estende por 77,8 km² e contava com 510 906 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 6 565,2 habitantes por km² no território do município.

Itaboraí é uma cidade de Estado do Rio de Janeiro. Os habitantes se chamam itaboraienses. O município se estende por 430,4 km² e contava com 240 592 habitantes no último censo.

Apenas quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é CARIOCA.

Até mesmo os moradores do chamado “Grande Rio”, que engloba cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e municípios da Baixada Fluminense, são constantemente chamados de “cariocas”, principalmente pelos turistas pouco familiarizados com as denominações.

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.

A Favela da ciclovia é a maior e mais populosa entre as comunidades informais da orla da Lagoa de Piratininga, foi ocupada na década de 80 e possui 12ha e cerca de 1240 imóveis e 3200 moradores. O território é cruzado por dois rios, Arrozal e Jacaré, que tem as margens e parte do leito ocupados por edificações.

.... Niterói foi capital do estado do Rio de Janeiro,por mais de 100 anos, desde a primeira metade do século XIX até 1975...e não do estado da Guanabara.

Entenda. Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Os habitantes se chamam campistas. O município se estende por 4 026,7 km² e contava com 507 548 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 126 habitantes por km² no território do município.

Segundo o dicionário Aurélio, baixada significa “planície entre montanhas”, já fluminense origina-se do latim (flumen, que significa “rio”); esta denominação se aproxima da de “iguassu” que na língua tupi significa “muita água”.

Os belford-roxenses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro.

Sobrenome toponímico anglo-francês, com origem em localidades na Europa. Belfort fica na Borgonha-Franco-Condado, região leste da França, tendo origem no francês antigo para “bela fortaleza” (de bel, para bonita; e fort, do latim fortis, “fortaleza”).