Como se chama quando repete a mesma palavra várias vezes?

Perguntado por: oresende4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza.

Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor! Eu quero alegria!

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar. ex: O político foi encontrado com duzentos milhões de reais na mala. Duzentos milhões!

Pleonasmo vicioso
Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro. Sair para fora.

A redundância, segundo o dicionário, é a insistência desnecessária nas mesmas ideias; excesso de palavras, de expressões; prolixidade, abundância. Tanto na escrita quanto na vida, também fica fácil de identificar esse famigerado vício de linguagem.

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Anáfora é a figura sintática que consiste na repetição da mesma palavra ou construção no início de várias orações, períodos ou versos. Pleonasmo é também um caso de repetição, mas que envolve uma redundância.

Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações. Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia.

O que é estrutura de repetição? Dentro da lógica de programação é uma estrutura que permite executar mais de uma vez o mesmo comando ou conjunto de comandos, de acordo com uma condição ou com um contador.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

O que é eufemismo:
“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.

Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.

Que se repete muitas vezes: 1 constante, repetido, continuado, seguido, contínuo, crebro, iterado, reiterado, sequente, sucessivo. Que é constante: 2 assíduo, amiudado, vulgar, regular, comum, contumaz, costumeiro, cotidiano, habitual, ordinário, periódico, presente, recorrente, rotineiro, usual.

A substituição pode acontecer por meio da pronominalização ou ainda por meio de sinônimos, hiperônimos e hipônimos.

A repetição pode surtir efeitos positivos ou negativos, conforme a impressão que suscita. O efeito é negativo quando o que se suscita é impressão de excesso, de descuido na elaboração, de limitação da qualificação do codificador, de prolixidade.

O anacoluto é caracterizado por quebrar a estrutura sintática do enunciado, isolando um elemento no início, que acaba sem função sintática. O anacoluto é uma figura de linguagem relacionada à sintaxe do enunciado, ou seja, à estrutura da sentença e à relação das palavras que a compõem.

Exemplo: Aquele homem é um leão. Perceba que ocorre um efeito comparativo entre homem e leão. A frase traz a ideia de um homem forte e corajoso, características do animal a quem ele é comparado, ou seja, não ocorre uma atribuição de ações do homem ao leão, mas apenas uma comparação.

O que é uma frase ambígua? De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.