Como se chama quando alguém nos ofende no ambiente de trabalho?

Perguntado por: oreal . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

É uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas.

E a melhor atitude a se tomar em casos de ofensas praticados por colegas de trabalho ou superiores hierárquicos é nunca revidar, e sim acionar imediatamente a supervisão (encarregado, superior, gerente, RH, etc) e informar sobre o ocorrido.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Injúria, por sua vez, está associada aos xingamentos e uso de palavras negativas, sejam elas de baixo calão ou não. A difamação, como vimos, é o ato de atribuir alguma ação a alguém (de forma mentirosa ou não), mas nesse caso não há a sugestão de que alguma infração tenha sido cometida.

Se isso for recorrente, pode ser considerado como assédio moral.

  1. E-mails;
  2. Mensagens de whatsapp;
  3. Gravações de áudio;
  4. Planilhas de metas;
  5. Cartões de ponto;
  6. Testemunhas.

Por exemplo, as exigências dos gestores por produtividade e respeito às normas não são consideradas assédio moral e nem o estresse apresentado por gestores ou por colegas devido a picos de trabalho. Atos, conflitos e discussões isolados, que não se repetem com os mesmos envolvidos, também não são assédio moral.

A violência verbal é um comportamento agressivo, caracterizado por palavras danosas, que têm a intenção de ridicularizar, humilhar, manipular e/ou ameaçar. Assim como acontece com a violência física, este tipo de agressão afeta significativamente a vítima, causando danos psicológicos brutais e irreparáveis.

Tal agressão ou ofensa deverá ser comprovada de forma inequívoca por todo meio de prova possível, como através de testemunhas, e. mails, vídeos ou fotografias.

Ande pelo espaço, seja respeitoso com todos, converse com eles, conheça suas histórias, seja humilde e reconheça as trajetórias individuais. Sempre temos algo a aprender com os outros. E aí você vai descobrir um colega que também está passando por um momento difícil.

Existem quatro tipos de assédio mais comuns: moral, sexual, stalking e bullying. Entenda melhor cada um deles, saiba como se proteger e alertar aos outros sobre a situação.

“Intimidação vexatória
136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada.

Comprovadas as agressões verbais, faz jus o trabalhador a uma indenização compensatória por danos morais, no valor de R$10.000,00 (dez mil reais). Inteligência do artigo 1º , inciso III , da Constituição Federal .

Tente se acalmar
Tente manter a calma em qualquer situação. Fique longe da pessoa que te insulta, não responda. Expresse sua raiva, por exemplo, andando, gritando em um travesseiro - tire a raiva de você. Assim, você pode lidar rapidamente com as emoções negativas e não pensará nessa situação pelo resto do dia.

INJÚRIA: ofender alguém com palavras de baixo calão ferindo seu respeito pessoal. É o famoso “xingamento”. Ex.: “Você é agressor”,”você é mentiroso”, “você é estuprador”, “você é adúltero”.