Como se chama quando a respiração está acelerada?

Perguntado por: irebelo6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A taquipneia, também conhecida como respiração acelerada, pode ser provocada por vários motivos, por exemplo, asma, bronquite, pneumonia, gravidez, síndrome do pânico, estresse, asfixia, ansiedade, enfisema pulmonar, edema pulmonar e insuficiência cardíaca.

A taquipneia é quando a frequência respiratória está acima do valor de normalidade para a espécie, e pode ser correlacionado com febre, dor ou baixa oxigenação. A bradipneia é a frequência respiratória abaixo da normalidade para a espécie, e acontece em depressões do sistema nervoso.

É bem fácil de reconhecer com algumas indicações em mente: Respiração acelerada (taquipneia): Mais respirações (até 40-50 respirações/minuto) significa que mais oxigênio é trazido para o corpo num certo período de tempo. Respiração profunda: Respirações profundas permitem que se obtenha mais oxigênio a cada inalação.

O que é dispneia? Dispneia é o nome que se dá para a sensação de falta de ar, que pode surgir durante a prática de atividades físicas ou em situações de estresse e ansiedade, por exemplo.

A respiração é um processo que depende do ambiente e da morfologia nos animais. Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.

A respiração rápida e superficial não deve ser tratada em casa e é geralmente considerada uma emergência médica. Se tem asma ou DPOC, deve usar os medicamentos para inalar tal como prescrito pelo seu médico. É possível que seja necessário ser examinado por um médico imediatamente.

Os sintomas podem ser tontura, fraqueza e até desmaios“. A taquicardia também pode provocar alguns sintomas. “O mais comum é a palpitação taquicárdica. Essa palpitação é descrita como 'percepção do coração acelerado ou como uma batedeira no peito'”, informa o especialista.

A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade: até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm) 2-11 meses: até 50 mrm. de 1-4 anos: até 40 mrm.

Hiperpneia é uma alteração do ritmo respiratório padrão, caracterizada por respirações rápidas e profundas.

Os principias ritmos respiratórios anormais são a respiração de Cheyne-Stokes, a respiração de Biot, e a respiração de Kussmaul . Caracteriza-se por inspirações profundas seguidas de um período de apneia e uma expiração rápida e breve, acompanhado por outro período de apneia.

Em geral, o método usado é contar os movimentos respiratórios enquanto se estima a contagem da frequência do pulso. A frequência precisa ser contada durante pelo menos trinta segundos.

“Os sintomas da insuficiência respiratória são falta de ar, aumento da frequência respiratória, ansiedade, tontura, palpitação e queda do nível de consciência, podendo levar ao óbito”, lista o especialista.

Taquipneia é definida pelo aumento da frequência respiratória, enquanto dispneia é caracterizada por um ruído adventício descontínuo e musical.

Quando a pessoa completa mais de 20 ciclos respiratórios por minuto dizemos ser um caso de taquipneia. O sintoma característico da taquipneia é, portanto, a respiração acelerada. Quando ela passa depois de alguns minutos não há problemas, por exemplo, em decorrência de uma prática esportiva.