Como se chama Pix nos Estados Unidos?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Chamado de FedNow, o “Pix americano” será a única tecnologia disponível integrada e garantida pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, o Brasil ficou em quarto lugar em 2022, com cada pessoa fazendo, em média, 14,2 operações por Pix a cada mês. Os primeiros lugares ficaram com Tailândia (23 transações em média), Bahrain (19,1) e Coreia do Sul (14,7). O trabalho também apresentou perspectivas para as médias de transações mensais.

Com previsão de lançamento para julho de 2023, o FedNow deve funcionar de forma similar ao Pix no Brasil: uma plataforma ampla que permite o pagamento instantâneo entre bancos todos os dias e a qualquer momento. Tanto empresas quanto pessoas físicas poderão utilizar o serviço.

No Brasil, o novo sistema ganhou o apelido de “Pix Internacional”. Com sede na Suíça, o BIS lidera o projeto que, se aprovado, pode conectar mais de 60 países que já disponibilizam algum tipo de sistema de pagamento instantâneo.

Chamado de FedNow, o “Pix americano” será a única tecnologia disponível integrada e garantida pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

A inspiração veio da startup Zelle, que nos EUA, lançou uma plataforma de transferências rápidas em 2016. Assim, o desenvolvimento do PIX começou em 2018, com a portaria n° 97.909, em maio. O objetivo era criar um sistema similar ao da startup.

Os bancos, Correios e plataformas de transferência online são as principais formas disponíveis para enviar dinheiro do Brasil para os Estados Unidos.

Assim como no Pix nacional, o dinheiro deve cair na conta do destinatário na hora ou em poucos segundos, além de funcionar 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. Hoje, as transferências internacionais demoram, em média, de 1 a 5 dias úteis.

BC do Brasil copiou PIX de Portugal, que se chama MB Way.

Reino Unido
O sistema de transação instantânea deu tão certo que só em 2022 foram mais de 4 bilhões de operações desse tipo dentro do território inglês. E uma curiosidade é que, ao contrário do PIX, o Faster Payments tem um limite de transferência gigantesco de até 1 milhão de libras.

Lembrando, como ainda é algo extremamente novo, levará um tempo para que mais expressões possam surgir e que se normalize um uso mais adequado, mas por enquanto, diria que o mais comum para dizer 'fazer um PIX' seria de fato 'Make a PIX'.

Banco Central do Brasil

O Pix, sistema de transação instantânea criado pelo Banco Central do Brasil, foi apresentado aos Estados Unidos.

Para receber dinheiro do exterior, é preciso comparecer a uma agência da Western Union com um código de transferência (Money Transfer Control Number) e seu documento de identificação. Outra opção é receber diretamente na conta bancária. As tarifas variam conforme a forma de retirada, o país de origem e o valor enviado.

Pix pode ser internacional no futuro
Por enquanto, os números internacionais podem ser usados, mas só é possível fazer isso em uma conta brasileira, de acordo com a nota do Banco Central enviada ao Tecnoblog.

Banco Central

Quem inventou o Pix no Brasil foi o Banco Central. A proposta é oferecer um meio de pagamento disponível 24 horas, sete dias por semana, veloz, com liquidação ou transferências concluídas em 10 segundos e conveniente, com a experiência focada no usuário.

Como fazer uma transferência internacional pelo Nubank

  1. Acesse o recurso. Primeiramente, abra o aplicativo e procure por “Transferência Internacional” nas opções disponibilizadas;
  2. Escolha o que fazer. ...
  3. Simule a transferência. ...
  4. Faça seu cadastro. ...
  5. Confirme o valor. ...
  6. Informe o motivo. ...
  7. Coloque os dados.

A taxa por remessa é de 1.3% por operação realizada. Além disso, você também paga uma tarifa bancária, que varia de acordo com o valor enviado. Envios de USD 150 até USD 1.500 – ou equivalente em outra moeda – o valor desta tarifa é de R$ 5,90.

A forma mais barata de enviar dinheiro para o exterior é mediante transferências online. Elas são realizadas por meio de plataformas especializadas, como Remessa Online, PayPal e Wise (antiga Transferwise). Outras opções são Vale Postal Internacional, PicPay e Western Union.