Como se chama pele amarelada?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

A icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, sendo caracterizada pela coloração amarelada da pele, olhos e mucosa.

A icterícia é um termo usado para descrever a coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas (“branco dos olhos”) do bebê e ocorre devido a um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.

Quando o consumo de carotenoides é considerado normal, o organismo elimina estes pigmentos de forma natural. Mas quando o consumo ultrapassa o valor de referência de 30 miligramas por dia, pode levar a uma alteração da coloração da pele que se chama carotenemia.

Portanto, podemos dizer que existem tons de pele branca, morena e negra.

A icterícia pode ser classificada como pré-hepática, hepática ou pós-hepática, de acordo com a etiologia (Spirito, 2009). A hiperbilirrubinemia pode ocorrer quando a concentração no sangue exceder 0,5 mg/dl.

Como sintomas, podemos citar desconfortos gastrointestinais, diarreia ou constipação, queda de cabelo, cansaço, falta de ar, pele amarelada, dificuldade de concentração, irritabilidade e surgimento de feridas na boca.

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

As causas da icterícia são diversas, entre elas, estão a prematuridade, a oferta inadequada de leite materno, diabetes materna, predisposição genética e a incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho, quando um tem fator RH positivo e o outro negativo.

A causa da icterícia é o excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela produzida pelo fígado e que, geralmente, é eliminada na urina e nas fezes. É por isso, inclusive, que o nosso xixi é amarelado; quanto mais forte é a cor, maior é a concentração de bilirrubina.

O tratamento, normalmente, é recomendado a partir do valor de bilirrubina: quando ela fica maior que 18 mg/dL depois do terceiro dia, ou acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas. O tratamento mais usado é a fototerapia, com o objetivo de diminuir os níveis de bilirrubina no sangue.

Alimentos com essas cores são ricos em betacaroteno, um antioxidante da família dos carotenoides, que age protegendo a pele contra os raios ultravioleta.

  • Leia também: ...
  • Suco de manga, cenoura, laranja e hortelã ...
  • Suco de couve com cenoura. ...
  • Suco de beterraba, cenoura, gengibre e laranja.

Suplementos com altas doses de betacaroteno podem aumentar o risco de câncer, mas os carotenoides consumidos por meio de frutas e verduras não parecem aumentar esse risco.

“A literatura científica aponta que as altas doses de betacaroteno aumentam a ativação de moléculas liberadas durante o fumo. O tabagismo é o maior fator de risco isolado para o desenvolvimento de câncer pulmonar”, explica Thaís Manfrinato Miola, coordenadora do Serviço de Nutrição do A.C.Camargo Cancer Center.

Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.

Qual é seu fototipo de pele?

  1. Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  2. Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  3. Fototipo 3: morena clara. ...
  4. Fototipo 4: média. ...
  5. Fototipo 5: morena escura. ...
  6. Fototipo 6: negra.

São eles: o frio, o neutro e o quente (ou oliva). Para entender essa qualificação é necessário estar ciente dos conceitos de cores quentes e frias. As cores quentes são os tons de amarelo, laranja e vermelho. Os tons mais frios, quando o assunto é pele e maquiagem, abrangem os tons azulados, roxos e rosados.