Como se chama os carros abertos?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Um conversível ou descapotável (chamado ainda de cabriolé) é um estilo de carroceria de automóveis no qual o teto pode ser removido e depois recolocado no lugar. Deste modo ele pode ser convertido entre as funções de carro aberto e fechado por possuir as janelas laterais.

O termo “hatch” tem origem na redução da palavra de língua inglesa “hatchback”, que significa traseira com comporta. Nesse sentido, se um carro é hatch, ele apresenta em seu bagageiro uma porta, não uma tampa. Pode parecer apenas um detalhe, mas é justamente esse fator que diferencia esse modelo.

Este tipo de carro é produzido a pedido para atender necessidades especiais, como guindastes de processo com recursos especiais de capacidade, segurança, velocidade ou outros requisitos.

O cabrio é uma espécie de carro de exposição com uma capota de lona. É a versão aberta de um carro típico de 4 lugares, que vem com um tejadilho e subsequentemente é modificado para ser aberto, reforçando algumas partes da estrutura por motivos de segurança e de performance.

Cupê: É um meio-termo entre um sedã e um roadster. Esse formato permite que o carro tenha dois ou quatro assentos. São os carros esportivos, com teto baixo e coluna traseira inclinada. O modelo tem duas portas.

Por tipos de carroceria, entendemos as estruturas responsáveis por sustentar o veículo, mas além disso, eles funcionam, também, como tipos de trailer de transporte para cargas, como os caminhões, por exemplo.

A classificação oficial dos tipos de veículos foi definido de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A CTB desenvolveu três classificações para os tipos de veículos, sendo: por tração, espécie e categoria.

Podemos classificar os carros de diversas maneiras. Podemos separá-los pela estrutura, pela finalidade, pela quantidade de portas, pelo tipo e potência do motor ou pelo tipo de combustível com que operam.

O que significa SUV? A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle, em livre tradução: veículo utilitário esportivo. Os carros dessa categoria costumam ser reconhecidos por apresentarem porte robusto, interior espaçoso e por transitar com excelente desempenho na cidade ou no off-road.

O questionamento de qual carro pode ser definido como SUV ou não aumentou. Pelo consenso geral, um SUV normalmente é caracterizado por ser um veículo mais alto e espaçoso, tanto internamente quanto externamente, com motor potente e alguma capacidade de vencer obstáculos.

Os SUVs são robustos, esportivos e chamam atenção por onde passam. Os sedans, por sua vez, oferecem conforto e um bom espaço interno. Já os hatches são ideais para o uso no dia a dia, principalmente na cidade. Saiba mais sobre cada tipo de veículo e decida qual é o melhor para o seu caso!

Sobre o Conversível
Conversível ou cabriolet é o modelo de carro que não tem teto fixo, já que é possível removê-lo ou recolocá-lo com facilidade. Normalmente o teto é de lona ou vinil. Alguns modelos contam com mecanismos que recolhem automaticamente a cobertura. Em outros, é necessário retirá-lo manualmente.

O teto targa é um meio-termo entre o conversível e o convencional. A parte do teto correspondente aos bancos traseiros, permanece na estrutura do carro. Normalmente essa parte é feita de vidro, e só o “teto dos bancos da frente” se abre de modo conversível.

Um conversível é um tipo de carro que se transforma, podendo ser utilizado com a carroceria aberta ou fechada.

Coupé ou cupê é aquele modelo que parece um sedan, mas tem algumas características claras que o diferenciam. O cupê clássico tem menor espaço interno, linha do teto mais curva, capô mais alongado, porta-malas mais curto e apenas duas portas. Esse tipo de carro também tem o teto mais baixo e design com apelo esportivo.

Podemos afirmar, sem sombras de dúvida, que o Cooper é o modelo mais famoso da montadora britânica Mini, inclusive sendo automaticamente atribuída como apenas um veículo por muitas pessoas, como se “Mini Cooper” fosse um carro, e não uma marca e seu modelo.

1. Carruagem fechada, geralmente só com um assento para duas pessoas. 2. [ Automóvel ] Carro desportivo de dois lugares.

O que é SUV Coupé? O SUV Coupé, ou Cupê, é um modelo com queda de teto mais suave, que é mais comum em veículos de marcas de luxo. Por isso, possui espaço interno menor do que um SUV tradicional.

Sedã e cupê: enquanto o primeiro tem formato de carroceria tipo caixa definida, destinada a acomodar passageiros nos bancos dianteiro e traseiro, o cupê (do francês coupé, “cortado”) tem a parte traseira da carroceria menor, ou “cortada”, e não acomoda bem quatro ocupantes (às vezes só dois).

A BMW acaba de realizar o lançamento oficial do modelo por aqui e anuncia o esportivo com preço de R$ 617.950 na versão Coupé e R$ 667.950 na variante Coupé Track. Sob o capô, ambas contam com o mesmo motor 3.0 biturbo de 6 cilindros em linha que entrega 460 cv de potência e 56,1 kgfm de torque.

Essa carroceria é considerada fechada porque a carga fica protegida em seu interior, no entanto, o isolamento é feito por lonas. O nome “sider” vem do inglês “side”, que significa lateral, e com a retirada das lonas, o carregamento do veículo é facilitado.