Como se chama o vento que sopra do mar para a terra?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

brisa marítima

Durante o dia, o ar sobre a superfície da terra fica mais quente do que sobre a superfície do mar, portanto a brisa sopra do mar para a terra e é chamada de brisa marítima.

Perguntas e respostas sobre o que são e os tipos de ventos, como os alísios e contra-alísios, ciclones, monções, furacões e tufões.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade. Brisa: é um vento de pouca intensidade, com velocidade inferior a 54 km/h.

Já o vento terral é aquele que sopra da terra para a água. Ele costuma ser um vento mais “rajado” já que sopra da terra, onde há relevo, edificações e obstáculos.

O contraste térmico se acentua. Assim, o ar frio do mar que é mais denso avança em direção aos locais em que a temperatura está mais alta com o ar menos denso. Isso explica o vento do fim de tarde e do começo de noite. Há também a questão da pressão atmosférica que, assim como a temperatura, também tem um gradiente.

Por causa do Sol, as marés altas de um local ocorrem por volta do meio-dia e da meia noite. Devido à rotação da Terra e dos movimentos orbitais desta e da Lua, as marés vão ocorrendo cada dia em horários ligeiramente diferentes. O efeito combinado das marés causadas pela Lua e pelo Sol é chamado de maré luni-solar.

Tornado: o mais forte dos ventos, podendo atingir até 490 km/hora.

É possível dizer que existem três subtipos de ventos constantes, que dominam a circulação atmosférica de todo o planeta Terra: os ventos de oeste, os alísios e os ventos polares de este. Os alísios costuma soprar de este e dominam as correntes que atravessam os todos os trópicos da Terra em direção ao equador.

Vendaval : vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.

O vento está relacionado ao agir de Deus e as sensações, o que passa na nossa mente e coração. O nosso Deus é invisível aos nossos olhos, mas está sempre presente e podemos sentir a sua presença na nossa vida como uma brisa suave.

Ventos alísios de nordeste – no hemisfério norte sopram de nordeste para sudoeste. Ventos alísios de sudeste – no hemisfério sul sopram de sudeste para noroeste.

Santa Bárbara é considerada Protetora contra raios, trovões, e pode ser invocada em uma oração para parar o vento forte.

Dependendo da velocidade, as rajadas de vento provocadas por nuvens cumulonimbus podem destelhar casas, arrancar placas de propaganda, quebrar galhos grandes de árvores e até arrancar algumas árvores pela raiz.

Não há diferenças significativas entre tempestade e temporal. Vulgarmente usa-se o termo tempestade associado a fenómenos verificados no oceano mas, não é correta esta afirmação. Uma tempestade ou um temporal são acontecimentos meteorológicos de grau severo ou adverso.