Como se chama o tumor benigno no osso?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O osteocondroma é um tumor benigno da superfície do osso, como uma protuberância óssea coberta por uma capa de cartilagem. É o tumor benigno ósseo mais frequente. A maior parte do diagnóstico é feito na idade jovem, antes dos 20 anos. Em muitos casos, é assintomático.

Como o tumor ósseo de células gigantes pode ter metástases no pulmão, há indicação de fazer TC do tórax como parte do estadiamento inicial. A maioria dos tumores ósseos benignos de células gigantes é tratada por curetagem radical, adjuvantes, e preenchimento com metilmetacrilato ou enxerto ósseo.

Tratamento. O tratamento do osteoma osteoide consiste na ressecção ampla e completa do nicho com uma pequena área de esclerose a seu redor.

Exemplos comuns de tumores benignos, que muitas pessoas conhecem, são o lipoma (que se origina no tecido gorduroso da pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc.), o mioma (que tem origem no tecido muscular liso do útero) e o adenoma (que nasce nas glândulas em geral).

Tem células que crescem lentamente e semelhante às do tecido normal. Na maioria dos casos pode ser totalmente removido (e o paciente curado) por meio de cirurgia.

As causas da maioria dos tumores ósseos ainda são desconhecidas. O que se sabe é que geralmente não são causados por questões hereditárias, mas, sim, por mutações resultantes de exposições a substâncias químicas causadoras de câncer ou a radiações. Costumam aparecer sem motivo aparente.

Os primeiros sinais de câncer nos ossos são dores fortes e intensas em determinadas partes do corpo e alteração da área afetada com aumento de volume e percepção de alguma deformidade. Além disso, podem surgir fraturas ocasionadas pelo enfraquecimento dos ossos, chamadas de fraturas patológicas.

Fraturas. Os tumores ósseos podem enfraquecer o osso. Ainda assim, na maioria dos casos, é pouco provável que os ossos cheguem a fraturar em decorrência da doença. Porém, os pacientes com fraturas em um osso doente geralmente descrevem uma dor súbita no membro afetado.

O tratamento dos tumores benignos é realizado, na maioria das vezes, por meio de cirurgia. O médico retira todo o tumor e, em geral, isso resolve o problema, curando o paciente.

Em muitos casos, os tumores benignos não precisam de tratamento. O médico pode preferir apenas acompanhá-los para verificar seu desenvolvimento. Se eles causarem sintomas, é possível realizar tratamentos que vão desde a cirurgia até através de procedimentos realizados pelo radiologista intervencionista.

Alguns tipos de tumores benignos podem se transformar em malignos. Nesses casos, muitas vezes, a respectiva remoção se torna uma medida de prevenção ao câncer. É o que acontece, por exemplo, em pólipos (adenomas) no cólon.

A cirurgia para remover um osteoma na cabeça pode variar dependendo da localização e do tamanho do tumor. Em geral, a cirurgia envolve a remoção do osteoma e de uma margem de tecido normal ao redor do tumor para garantir que todo o tecido anormal tenha sido removido.

A ressonância magnética é útil para delinear um tumor ósseo.

Sintomas. Geralmente, os osteomas não causam sintomas. De fato, as pessoas podem não perceber a presença de crescimento. Isso até que um médico examine os seios da face ou o crânio devido a outros problemas de saúde que o indivíduo possa ter.

O que é um tumor benigno
A grande diferença é que, nesse tipo de tumor, as células ainda preservam suas características, crescem num ritmo lento e não têm a capacidade de invadir tecidos vizinhos. De maneira bem sucinta, dificilmente elas vão causar grandes problemas.