Como se chama o triângulo que tem três lados iguais?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O triângulo é equilátero quando possui os três lados com as mesmas medidas. Como consequência, os três ângulos também possuem a mesma medida, que é de 60º. Existem fórmulas específicas para o cálculo de área e de altura desse triângulo, a s quais são deduzidas a partir dos três lados congruentes.

triângulo isósceles

Um triângulo que possui dois lados com medidas iguais recebe o nome de triângulo isósceles.

O triângulo escaleno é o tipo de triângulo que possui os três lados com medidas diferentes. Os três ângulos do triângulo escaleno também possuem medidas diferentes. O maior lado de um triângulo escaleno é oposto ao ângulo com a maior medida.

1- Isósceles e acutângulo: dois lados são iguais e os ângulos são menores que 90°. 2 - Obtusângulo e escaleno: um ângulo é maior que 90° e os três lados possuem medidas diferentes. 3 - Escaleno e acutângulo: três lados com medidas diferentes e ângulos menores que 90°.

Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.

Triângulo escaleno: nenhum dos lados possui medidas iguais. Triângulo retângulo: possui um dos ângulos internos retos, ou seja, que mede 90°.

3 Lados de um triângulo retângulo

LetraLadoMedida
aHipotenusa90 graus
bCateto< 90 graus
cCateto< 90 graus

É a região formada por três semirretas concorrentes entre si, duas a duas a duas, em três pontos diferentes, formando seus três lados. Outra definição sugere que, dados três pontos, A, B e C, não colineares (não alinhados), a reunião dos segmentos , , e chama-se triângulo ABC.

Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.

Um triângulo é equilátero quando possui todos os lados congruentes, ou seja, todos os lados têm as mesmas medidas, e cada lado mede 60º.

O triângulo retângulo é um polígono que possui três lados e três ângulos, e um desses ângulos é reto, ou seja, possui 90º. Os outros dois ângulos são agudos, ou seja, menores que 90º. O maior lado, que fica sempre oposto ao ângulo de 90º, é conhecido como hipotenusa, e os outros dois são chamados de catetos.

O triângulo isósceles é uma figura geométrica de três lados, sendo que dois possuem a mesma medida e, por isso, são considerados congruentes.

Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de isósceles se dois lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes. Um triângulo é chamado de acutângulo se todos os ângulos são agudos.

O triângulo obtusângulo possui um dos seus ângulos internos com medida maior que 90° e menor que 180°, ou seja, um ângulo obtuso.

O triângulo escaleno tem os três lados com medidas distintas bem como ângulos internos diferentes. Assim com a medida dos lados, os ângulos de um triângulo escaleno são sempre distintos. O triângulo escaleno, assim como os demais triângulos, tem soma de ângulos internos igual a 180º.

Um triângulo pode ser classificado com relação aos seus lados em:

  1. equilátero: todos os lados congruentes;
  2. isósceles: dois lados congruentes;
  3. escaleno: todos os lados com medidas distintas.

O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais.

Valknut (em nórdico antigo, Valr "guerreiros mortos" e Knut "nó") é um símbolo religioso pertencente ao paganismo Nórdico e Germânico que consiste em três triângulos entrelaçados, também chamado de "Nó dos mortos" ou "Coração de Hrungnir" por aparecer em um mito ligado ao deus Þórr, com a morte do gigante Hrungnir.

Triângulo de Pascal é um triângulo aritmético infinito onde são dispostos os coeficientes das expansões binominais. Os números que compõem o triângulo apresentam diversas propriedades e relações. Essa representação geométrica foi estudada pelo matemático chinês Yang Hui (1238-1298) e por muitos outros matemáticos.