Como se chama o texto que fica atrás do livro?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

É a parte de trás do livro, nela consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre do que se trata a obra.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

3) CONTRA CAPA ou QUARTA CAPA
A quarta capa é a parte de trás do livro. Nela, consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre o que se trata a obra.

Prólogo é um termo que vem da dramaturgia grega antiga. É aquilo que é dito antes, e designa a primeira parte de uma tragédia, momento em que se expõe o tema da peça. O uso de prólogos se dá até hoje em dia, seja na literatura ou no audiovisual. No entanto, em muito se perdeu a sua função.

Síntese é um texto que visa a resumir e apresentar um texto-base, condensando suas informações principais e relevantes ao objetivo da comunicação. Uma síntese é um texto que se propõe a apresentar um outro texto de forma resumida e impessoal.

Quarta Capa ou Contracapa
É a parte de trás do livro, nela consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre do que se trata a obra. Obs: A área interna da capa é denominada segunda capa e a área interna da contracapa é chamada de terceira capa.

É a parte final de um discurso, no qual é feito um resumo final das ideias expostas, ou também pode ser apresentado o desfecho da história. O epílogo de uma obra literária determina os últimos acontecimentos da história relatada. O epílogo pode vir logo após o “felizes para sempre”.

Capa e contracapa (folha de rosto) são elementos pré-textuais dos trabalhos acadêmicos. Sua função é apresentar informações essenciais, como a autoria, o título e a instituição de ensino onde o trabalho será apresentado, por exemplo.

Uma sinopse literária exige os seguintes elementos:

  1. Protagonistas. Toda narrativa tem personagens. ...
  2. Contexto. O contexto é necessário para que o leitor possa se situar. ...
  3. Conflito. O conflito é o centro de quase toda narrativa. ...
  4. Esperança. Nem só de conflito vive o livro. ...
  5. Tom.

No segmento de não ficção, o subtítulo é o elemento principal de apoio ao título. É o subtítulo que vai dar elementos ao leitor para compreender melhor o título, ou seja, o subtítulo dá contexto ao título. É justamente a existência do subtítulo que permite ao título ser menor, menos óbvio, misterioso, provocativo.

É o texto que antecede a história, normalmente contextualizando um pouco mais o leitor sobre as páginas que vêm a seguir. Ele pode contar sobre a experiência do autor durante a escrita e publicação da obra ou trazer opiniões sobre o livro, por exemplo.

Parte interna: miolo do livro. A parte interna do livro, conhecida como miolo, é o conjunto de páginas que compões, de fato, a obras. O miolo pode ser composto por diferentes tipos de papel, de várias gramaturas.

Enquanto o prólogo é parte da história, iniciando a narrativa, o prefácio funciona como uma nota do autor (ou de um convidado) explicando o conteúdo do livro ou dando sua própria opinião. Ambos são apresentados antes da narrativa principal, mas o primeiro está sempre conectado à história.

Já o prefácio pode ser descrito como um texto preliminar de apresentação, geralmente breve, escrito pelo autor ou por um convidado. Também colocado no começo do livro, contém explicações sobre conteúdo da obra, objetivos ou sobre o autor em si.

Ao contrário de prólogo, epílogo é a parte final de um artigo ou trabalho. Em um obra de ficção, por exemplo, epílogo é o capítulo final, no qual o autor descreve o desfecho da história.

Como fazer uma resenha em 7 passos

  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.