Como se chama o setor de carga e descarga no porto?

Perguntado por: omodesto2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Caís ou Píer são áreas onde estão localizados os berços de atracação e os equipamentos de movimentação de carga para a movimentação de carga e descarga da mercadoria. Dolfin é uma estrutura fora do cais onde se localiza um cabeço para amarração do navio.

Plataforma em parte da margem de um rio ou porto de mar em que atracam os navios e se faz o embarque ou desembarque de pessoas ou mercadorias.

Uma doca, porto seguro ou marina é a parte de um porto, rodeada de cais, na qual entram os navios para se abrigarem, efetuarem carregamento e/ou descarregamento, serem reparados, serem inspecionados, etc.

Os gates (portões, em inglês) agora são chamados de Postos de Fiscalização Portuária (PFP), mais apropriado ao Plano de Segurança Pública Portuária do Porto de Santos.

  • Serviço. Prestador do Serviço. Agenciamento e despacho do navio. Agente de navegação. Auxílio à navegação e utilização de faróis. Marinha do Brasil. Fiscalização e inspeção sanitária do navio. ...
  • Serviço. Prestador do Serviço. Cliente. Estiva das embarcações e conferência das cargas a. bordo do navio. Operador portuário. Armador.

Píer: Estrutura portuária onde atracam as embarcações de passageiros em turismo e são efetuados embarques e desembarques de passageiros, tripulantes e bagagens, ligada à terra por ponte de acesso.

As docas podem ser interpretadas como plataformas elevadas utilizadas para alocação ou retirada de produtos/ insumos diretamente nos veículos, sem a utilização de monta cargas.

Tipos de docas de aproximação

  • A doca de aproximação embutida: a melhor opção. ...
  • Doca de aproximação com zona de entrada em declive. ...
  • Docas de aproximação fechadas. ...
  • Docas em dente de serra. ...
  • Alturas das docas. ...
  • Utilização com caminhões especiais.

Resumindo: um cais é uma estrutura ou região paralela à água, com o objetivo de embarcações atracarem e pessoas trabalharem, geralmente em um porto.

Local de entrada de passageiros em um veículo.

c) O horário para a marcação de manobra (POB) de entrada/saída na COSAN será de livre escolha e de responsabilidade do Terminal/Agente Marítimo.

Portanto, o píer é uma construção que avança sobre a água podendo ser flutuante ou não, enquanto que o cais é uma barreira que impede que a água avance pelas margens do rio ou mar.

O cais é a principal área de um porto.

Margem de um porto, geralmente empedrada ou lajeada para facilitar o acostamento dos barcos, bem como sua carga e descarga.

O serviço feeder (alimentador) ocorre quando o navio oriundo de um porto concentrador de carga (hub) distribui as cargas para outros portos, por questão de logística e características físicas dos portos de destinos, tais como profundidade.

No Gate, a liberação funciona por meio de “janelas de agendamento”. A cada duas horas inicia uma nova janela. Para entregar ou retirar um contêiner do Terminal o cliente deverá se certificar que a unidade estará liberada para ser entregue ou retirada.