Como se chama o prato antes do principal?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Entrada de serviço (entrée); entrada no serviço de mesa é um prato servido antes do prato principal de uma refeição.

A ordem do seu cardápio deve ser condizente com a ordem do restaurante todo. Comece pelas entradas, saladas, petiscos, refeições rápidas e então siga para pratos principais, refeições mais elaboradas, finalizando com sobremesas.

É comum pedir “starter course” (entrada) e “main course” (prato principal) ao mesmo tempo.

Após ter sido servida a entrada, a empregada arruma a mesa, deixando-a limpa, para que passe a ser servido o prato principal e, por fim, a sobremesa.

Antes de tudo, precisamos entender o que é um antepasto: é uma espécie de entrada, e significa literalmente “antes da refeição”. Como já dissemos, vários pratos podem ser classificados como antepastos, como queijos, salames, bruschettas e muito mais.

Já no prato fundo você serve sopas, refeições com caldos e molhos, como um strogonoff, bobó de camarão, bacalhau com natas e por aí vai. Usar a opção mais funda te ajuda a pegar o caldo e se deliciar com a sua comida, sem se preocupar se ele vai sair pelas bordas.

O que é prato principal? Diferentemente da entrada, que tem como finalidade abrir o apetite, o prato principal está totalmente focado em saciar a fome e o apetite das pessoas. Não à toa, o prato principal é o que contém as maiores porções, assim como também é o que possui as receitas mais saborosas e guarnecidas.

Essas entradas para massas são muito interessantes porque elas harmonizam entre si, assim como com o prato principal, que é a massa.
...
Veja quais são:

  • Queijos.
  • Embutidos.
  • Bastonetes de cenoura e salsão.
  • Frutos secos.
  • Torradinha de pão.
  • Antepastos.
  • Bruschetta.

Pratos. Os pratos são dispostos na mesa posta simples na seguinte ordem, de cima para baixo: prato raso, prato fundo e sousplat. No prato raso são servidos a salada e o prato principal.

O primeiro prato que se serve é denominado entrada e pode ser uma salada ou pequena porção de sopa, cuja função é respectivamente a de facilitar a digestão dos próximos pratos ou estimular o apetite. O prato que contém a porção mais importante da refeição é normalmente também o prato mais saboroso e guarnecido.

A segunda etapa de uma refeição italiana se chama Primo Piatto, ou seja primeiro prato. Este é o prato principal, normalmente composto de um carboidrato. É aqui que se encontram as massas (pasta) e os risotos, mas também fazem parte a zuppa / minestra e o brodo (sopa e o caldo).

dining room s
O jantar está sendo servido na sala de jantar.

As entradas são degustações leves, saborosas e que estão em harmonia com o que será servido no jantar. A principal função das entradas é estimular o apetite e facilitar a digestão do prato principal.

A guarnição se relaciona diretamente com o prato principal, muitas vezes sendo servida em conjunto e pensada especialmente para combinar com os sabores e texturas. Normalmente, a quantidade da guarnição também é pensada especificamente para a montagem de um prato.

Primeiro prato (massas ou outro a base de carbo-hidratos, como risotos); Segundo prato (carnes acompanhadas de legumes e/ou saladas);

No menu completo, o restaurante oferece quatro ou mais opções de pratos e guarnições. Os comensais devem escolher dois dos pratos oferecidos que desejam degustar e serão acompanhados pela salada da sua preferência, uma bebida e um serviço de pão.

O termo significa, justamente, aperitivo, aquilo que é servido antes do primo piatto, ou prato principal. Ou seja, as receitas de caponata podem ser um antepasto, mas qualquer outro aperitivo também leva a mesma denominação.

Uma combinação entre carnes ou embutidos, queijos e legumes, sejam crus, cozidos ou refogados. Por isso, os pães usados não podem ser os tipos muito moles. Alguns dos ingredientes vegetarianos mais populares dos antepastos são a azeitona, a abobrinha, a berinjela e os cogumelos.

Gente, o sousplat é ideal pra colocar embaixo do prato na mesa de jantar, viu? Ele serve pra proteger a toalha de mesa contra respingos de comida, deixando ela sempre limpinha e sem manchas. Além disso, o sousplat pode ser ótimo como parte da decoração, pois tem modelos bem legais pra escolher.