Como se chama o povo escolhido por Deus?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Desde o princípio, o plano do Senhor sempre foi fazer de Israel uma grande nação, a partir da descendência de Abraão.

Ao longo de toda a Bíblia, o povo de Israel simboliza a diferença que Deus faz em nossas vidas. O verdadeiro israelita é aquele que tem sua vida transformada por Deus. Veja também a história do povo de Israel. O Evangelho de Mateus revela que Jesus é o verdadeiro e mais grande Israel de Deus (Mt.

Josué foi um “bom pastor” ao se dedicar ao cuidado do povo que Deus lhe confiou. Foi um homem viril, corajoso e forte, graças à sua docilidade à vontade divina. Foi prudente em cada situação buscando sempre a sabedoria e a orientação do Espírito do Senhor.

Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.

Também conhecidos como judeus e israelitas, esses povos são seguidores do Monoteísmo, pois acreditam em um único Deus.

– «A condição deste povo é a dignidade da liberdade dos filhos de Deus: nos seus corações, como num templo, reside o Espírito Santo»; – «Sua lei é o mandamento novo, de amar como o próprio Cristo nos amou»; é a lei «nova» do Espírito Santo (Rm 8,2; Gl 5,25);

O livro do Gênesis relata que Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus para Canaã, para formar um povo com a crença no Deus Único. Quando a terra de Canaã foi assolada pela fome, Jacó (Israel), seus 12 filhos e suas famílias foram para o Egito, onde seus descendentes foram escravizados.

Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

Os hebreus eram povos, que na Antiguidade, foram tribos seminômades. A maioria das tribos viviam na região da cidade-estado de Ur, na Mesopotâmia. Por serem seminômades, parte das tribos se dirigiu à região de Canaã, área em que hoje está a Palestina, nas margens do Rio Jordão.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Diga que esta lição é sobre Josué, o profeta que liderou os filhos de Israel na conquista da terra prometida. Quando chamou Josué para ser um profeta, o Senhor deu-lhe o conselho: “Esforça-te e tem bom ânimo (…)”.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade. Por isso alguns estudiosos considerem a possibilidade de ele ter sido treinado militarmente pelo exército de Faraó. Josué serviu como auxiliar direto de Moisés quando ele recebeu a Lei no Monte Sinai.

O Estado de Israel classifica uma pessoa que nasceu de mãe judia ou se converteu ao judaísmo de acordo com as regras ortodoxas como pertencente à religião e à nacionalidade judaica. Algumas leis do país, no entanto, fazem distinções entre cidadãos judeus israelenses e árabes israelenses.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.