Como se chama o ponto de encontro das alturas de um triângulo?

Perguntado por: ehernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O ponto de encontro das alturas de um triângulo é chamado de ortocentro. Em um triângulo acutângulo, o ortocentro se encontra no interior do mesmo; Em um triângulo retângulo, o ortocentro coincide com o vértice do ângulo reto; E em um triângulo obtusângulo, o ortocentro fica na região externa ao triângulo.

Bissetriz é a semirreta interna de um ângulo traçada a partir do vértice deste, dividindo-o em dois ângulos congruentes. As bissetrizes de um triângulo se encontram em um ponto conhecido como incentro, que é o centro da circunferência inscrita nesse polígono.

Para saber como encontrar a altura de um triângulo qualquer, é possível usar a fórmula da área. Nós falamos assim: “área é igual à base vezes a altura dividido por 2 “. Sendo que: A = área do triângulo.

A regra triangular pode apresentar diversos padrões de tamanhos e ângulos, mas todos são chamados de esquadros. Portanto, o nome da régua triangular é esquadro. A régua triangular é utilizada por conta da sua angulação padronizada e também apresenta utilidades no âmbito do desenho técnico.

O ponto de interseção entre duas retas, ou ponto de encontro, pode ser obtido igualando as equações relativas a elas ou resolvendo o sistema formado. Uma reta é um conjunto de pontos que não faz curva.

Duas ou mais retas podem se cruzar, e o ponto de encontro entre elas é chamado de ponto de intersecção.

ortocentro

O ortocentro é o ponto de encontro das retas suportes das alturas de um triângulo.

Pontos notáveis de um triângulo
Como visto acima, cada triângulo possui três medianas, três alturas e três bissetrizes. Ao traçarmos as três cevianas de cada tipo ao mesmo tempo, elas se encontram em pontos que chamamos de pontos notáveis de um triângulo.

Mediatriz de um triângulo
Elas são as retas perpendiculares traçadas que passam pelo ponto médio de cada um dos seus lados. Desta maneira, um triângulo possui três mediatrizes diferentes.

São os pontos de encontro entre os lados de um triângulo. Na realidade, os vértices são pontos de encontro entre lados de qualquer polígono. O triângulo possui apenas três vértices, pois tem três lados.

Em todo triângulo, é possível desenhar três alturas relativas a cada um dos lados. Veja: O segmento AG é a altura relativa ao lado BC, e o segmento DH é a altura relativa ao lado EF. Observe que, para determinar-se a altura relativa ao lado EF, foi necessário realizar-se um prolongamento do lado.

Estima-se que a genética corresponda por 80% da definição de se uma pessoa será alta ou baixa. Nutrição e outros fatores ambientais respondem pelos 20% restantes. Os ser humano tem se tornado mais alto nas últimos gerações por causa de fatores externos como a melhoria da nutrição.

Alturas: A altura de um triângulo é um segmento que tem uma extremidade em um vértice e a outra extremidade no lado oposto ao vértice, sendo que este segmento é perpendicular ao lado oposto ao vértice. Existem 3 alturas no triângulo retângulo, sendo que duas delas são os catetos.

Um transferidor é uma régua especial que serve para medir os ângulos ao longo de uma circunferência. Com o teu transferidor podes agora traçar uma meia circunferência e medir os ângulos quando percorres a circunferência a partir do lado direito.

São elas:

  • Régua Esquadro;
  • Régua Curva francesa CC;
  • Régua Curva de costura;
  • Régua Curva de alfaiate.

Existem dois tipos de esquadros, considerando a variação dos ângulos: o esquadro isósceles e o esquadro escaleno.