Como se chama o ponto de divisão da traqueia?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A bifurcação da traqueia vai gerar os brônquios. Eles são dois órgãos tubulares do sistema respiratório formados pela ramificação da traqueia que levam o ar para os pulmões. Já os bronquíolos são tubos menores os quais se ramificam dos brônquios.

A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos dois brônquios. Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões.

A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões. Essa parte recebe o nome de parede traqueal, e é constituída pelo tecido muscular liso.

A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões. O ar segue, então, dos brônquios para os bronquíolos e finalmente chega aos alvéolos pulmonares.

A traqueia é um órgão tubular, cilíndrico e cartilaginoso, localizado entre a laringe e os brônquios, que faz parte do sistema respiratório juntamente com as fossas nasais, a faringe, a laringe, os brônquios e os pulmões. Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.

chama Carina, agora já sabe a origem de seu nome :D.

O sistema respiratório pode ser dividido em porção condutora e porção respiratória. A porção condutora é constituída pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Enquanto a porção respiratória é formada por bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.

laringe

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe. Ela está relacionada, principalmente, com a proteção do sistema respiratório contra a entrada de alimentos.

Após entrar nos pulmões, cada brônquio principal divide-se em brônquios secundários ou lobares. O brônquio direito divide-se em três brônquios secundários, enquanto o esquerdo divide-se em dois. Os brônquios secundários também se ramificam, dando origem aos brônquios terciários ou segmentares.

A traqueia pode ser encontrada inferiormente à cartilagem tireóidea e superiormente à divisão dos brônquios principais direito e esquerdo, que se originam com a sua divisão.

A faringe é dividida entre nasofaringe ou rinofaringe (localizada atrás da cavidade nasal, liga-se à orofaringe); orofaringe (localizada atrás da cavidade oral, liga-se à cavidade bucal); e a laringofaringe (parte inferior da faringe e continuação da orofaringe, liga-se à laringe e ao esôfago).

A camada cartilaginosa, composta de cartilagem hialina, tem a forma de C e serve para manter a via área traqueal aberta. Cada cartilagem é circundada por uma camada fibroelástica mesclada ao pericôndrio; A camada muscular prendem-se ao pericôndrio e unem as porções abertas das peças cartilaginosas.

A porção condutora tem a função de acondicionar o ar, fazendo com que ele seja aquecido, umidificado, além disso, tem a função de retirar do ar as partículas indesejadas. Já a porção respiratória é aquele local onde ocorre a troca gasosa entre o ar e o sangue.

pulmões

O corpo humano possui dois pulmões. Dentro do sistema respiratório, eles são os órgãos mais importantes e contém cerca de 200 milhões de estruturas minúsculas, chamadas alvéolos pulmonares. Os pulmões são envolvidos por duas membranas, chamadas de pleuras.

A respiração traqueal é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem através das traqueias. Esse tipo de respiração ocorre em insetos, alguns carrapatos, aranhas e centopeias. As traquéias são tubos finos, espiralados e ocos, com reforços quitinosos.

A traqueia é um tubo oco formado por cartilagens e músculos, localizada entre a laringe e os brônquios, responsável por conduzir o ar do ambiente externo para dentro dos pulmões. Os tumores na traqueia são raros. Podem ser benignos ou malignos e primários ou secundários.

Resposta: A respeito da traqueia é correto afirmar que: Une a parte inferior da faringe (nasofaringe) à traqueia. Apresenta 9 cartilagens, sendo 5 ímpares e 2 pares Possui diversos ligamentos, sendo alguns deles: tireoepiglótico, ligamento vocal, hioepiglótico e ligamento cricotireóideo.

A estenose é a obstrução (fechamento) da região interna da traqueia. Pode ser benigna quando ocorre devido à formação de um processo cicatricial para dentro da traqueia e que evolui para o fechamento (oclusão) parcial ou total de sua luz (orifício interno), impedindo que o ar consiga passar através do local.

A traqueia é um tubo oco, formado por cartilagens, que faz parte do sistema respiratório. A estrutura é responsável por conduzir o ar do meio externo para os brônquios.

A epiglote é uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, situada por detrás da língua, na parte superior da laringe. Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório.