Como se chama o ponto de bifurcação da traqueia?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Começa directamente após a laringe e desce pela parte central e anterior do pescoço, para terminar no peito, por trás da parte superior do esterno, onde se divide para formar os dois brônquios principais. O ponto de bifurcação da traqueia denomina-se carina.

O processo de desobstrução da traqueia é chamado de traqueostomia, e pode ser recomendado, por exemplo, em casos de obstrução das vias aéreas superiores, na presença de tumor na garganta, em algumas cirurgias de cabeça e pescoço e edema, e devido a infecções ou queimaduras.

A traqueia pode ser encontrada inferiormente à cartilagem tireóidea e superiormente à divisão dos brônquios principais direito e esquerdo, que se originam com a sua divisão.

A traqueia se estende da laringe, ao nível da sexta vértebra cervical, até o tórax, na altura da borda superior da quinta vértebra torácica, onde ela se bifurca (carina) em brônquios principais direito e esquerdo.

A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos dois brônquios. Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões.

É dividida entre os pulmões, direto e esquerdo, devido a sua bifurcação, que dá início aos dois brônquios principais. As cartilagens da traqueia proporcionam uma rigidez ao órgão suficiente para impedir seu fechamento completo, evitando um colapso.

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que se estende da laringe à faringe. Ela tem a forma de uma folha e está ligada à borda superior da cartilagem tireoide. É importante não confundir epiglote com glote. A glote é o nome dado ao espaço entre as duas pregas vocais.

A epiglote é uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, situada por detrás da língua, na parte superior da laringe. Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório.

A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões. O ar segue, então, dos brônquios para os bronquíolos e finalmente chega aos alvéolos pulmonares.

Os brônquios originam-se da traqueia, adentram os pulmões e ramificam-se. Essas ramificações lembram uma árvore invertida, por isso são denominadas de árvore brônquica. A árvore brônquica corresponde às vias aéreas inferiores, sendo formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.

epitélio

A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes.

A partir dos brônquios segmentares surgem novas ramificações chamadas bronquíolos, cujas paredes são constituídas de músculo liso e sem cartilagem. O diâmetro interno de um bronquíolo é menor do que um milímetro. Por fim, os dutos alveolares se originam dos bronquíolos e suas terminações são os alvéolos.

Os bronquíolos têm como função transportar o ar até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose (troca gasosa). Os bronquíolos constituem as ramificação terminais dos brônquios que penetram os alvéolos pulmonares.

O ligamento anular é uma estrutura forte em forma de anel osteofibroso que envolve e estabiliza a cabeça do rádio na incisura radial da ulna. Tem a extensão de 4/5 de um círculo.