Como se chama o pé do cachorro?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A pata de cachorro é responsável pela sustentação do corpo e por dar locomoção ao permitir que o cão ande, corra e pule com equilíbrio. Por isso, é muito importante cuidar bem das patinhas para que seu cachorro não tenha problemas de saúde na região e não sinta dor.

O cachorro tem cinco dedos em cada pata da frente, quatro nos dedos da região plantar - que tocam o chão - e um dedo vestigial, conhecido como ergô. Alguns cães usam o ergô às vezes como um polegar, uma ajuda para segurar brinquedos ou comida.

As estruturas externas básicas dos cães consistem em: stop, cabeça, nariz, espáduas, garupa, ombros, flanco, tórax, cotovelos, joelhos, jarretes, boletos, patas e munhecas. Para se medir a altura de um cão é utilizada a cernelha, posicionada no encontro entre os membros torácicos e o dorso.

A pata de cachorro é responsável pela sustentação do corpo e por dar locomoção ao permitir que o cão ande, corra e pule com equilíbrio. Por isso, é muito importante cuidar bem das patinhas para que seu cachorro não tenha problemas de saúde na região e não sinta dor.

Dispositivo ortopédico aplicado no exterior do corpo e compensa a perda de função do membro.

Pata de cachorro dianteira permite que o animal “pegue” as coisas e se comunique. Pode-se dizer que a pata de cachorro dianteira é cheia de peculiaridades. Diferente da traseira, ela tem cinco dedos, sendo que o quinto dedo é chamado de ergô e tem uma semelhança muito grande com os polegares humanos.

No esqueleto do cão podemos observar os ossos das patas, onde nos membros anteriores temos: Carpo (pulso), Metacarpo (mão), Falanges (dedos) e nos membros posteriores: Tarso (calcanhar), Metatarso (pé) e Falanges (dedos).

Os coxins podem ser definidos como a porção mais resistente da pele de cães e gatos, e são constituídos de estrato córneo pigmentado e queratinizado, recoberto por papilas córneas preenchidas por tecido adiposo (FARREL, 2011).

Quando olhamos o membro traseiro de um cachorro, de baixo para cima, temos a patinha, onde estão os dedos e então uma articulação que dobra para trás. Esse é o calcanhar!

1. As patas são antitérmicas. O objetivo das almofadinhas (ou coxins, para usar o termo técnico) não é apenas deixar os cães mais fofos. Além de dar apoio ao corpo — semelhante à palma das nossas mãos e à planta dos pés —, elas são resistentes a baixas temperaturas.

A cernelha é a região localizada entre os ossos do ombro e a base do pescoço do cão (na verdade não só do cão, de outros animais também).

Os cachorros têm 5 dedos nas patas dianteiras e 4 nas patas traseiras. No entanto, e trata-se de uma peculiaridade, podemos encontrar em certas raças a má formação genética de possuir 5 dedos nas patas traseiras.

O comprimento do dorso é medido à partir do final pescoço, (mais específicamente na nuca) até 2 centímetros antes do começo da cauda.

1. Cada um dos membros de um animal usados na locomoção. 3. [Informal, Depreciativo] Pé ou mão de uma pessoa (ex.: tire daqui as patas).