Como se chama o pé de pitaya?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O cacto que também é conhecido como “rainha da noite” (Hylocereus undatus) além de ser uma planta de casa exótica atraente e de rápido crescimento, também produz um fruto comestível! Chamada de fruta-do-dragão, ela é mais famosa como “pitaia” e o termo significa “fruta escamosa”.

Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.

No entanto, a pitaya orgânica é uma planta que oferece grandes quantidades de frutos em aproximadamente três safras anuais.

câncer

Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribui no combate dos radicais livres. Além disso, a casca possui um fitoquímico, que exerce a função de impedir o crescimento de células que podem causar o câncer.

Falso. A pitaia não cura a anemia em dois dias. A fruta tem baixa concentração de ferro, e o organismo não é capaz de eliminar a doença neste período.

ela tem pode ficar com a casca vermelha né pode até amadurecer aí. a caça mas por dentro ela vai continuar a mesma coisa não vai ter sabor Mas tem uma pitaya sem sabor E aí você é a causa de algumas pessoas que que prova e a Pitaia não. gostarem.

Portanto, é necessário um cuidado extra na escolha do local de plantação, que deve ser livre de inundações e pouco suscetível a geadas. O solo deve ter um potencial hidrogeniônico (pH) de 6, aerado e bem drenado, além de ser rico em matéria orgânica.

A floração ocorre entre os meses de outubro a abril, com picos de florescimento entre dezembro e fevereiro. Quando abertas, as flores exalam um perfume para atrair agentes polinizadores como abelhas, mamangavas, mariposas e morcegos.

A safra costuma ir de outubro a maio. As frutas se desenvolvem em ritmos diferentes. O mesmo pé pode ter, ao mesmo tempo, botões, flores e frutas. A flor da pitaya fica aberta de 12 a 14 horas.

A expectativa é que as primeiras frutas comecem a germinar entre 7 e 15 dias após o plantio. Para fazer a colheita da pitaya, a dica é observar quando os frutos assumirem colorações intensas. Esse é um sinal de que a planta está madura e pronta para ser retirada da terra.

O pé de pitaya com um ano de idade já é capaz de produzir alguns frutos, mas uma boa produção de pitayas precisa de cerca de três anos ou mais.

México

A fruta, da família cactaceae, é típica de regiões de clima quente e teve sua origem no México. No Brasil, o cultivo da pitaia começou na década de 90, com a produção concentrada no estado de São Paulo.

A pitaya, assim como as outras frutas, deve fazer parte da rotina alimentar, devendo ser incluída com frequência nas refeições. A recomendação do consumo de frutas seria de 3 a 5 porções no dia, devendo ser variadas, para atingir a recomendação de vitamina, minerais e fibras diárias.

O rosa vibrante dessa pitaya vem do licopeno, pigmento fortemente ligado à prevenção de câncer e doenças cardíacas. “Já a de polpa branca contém flavonoides com função antioxidante e anti-inflamatória”, conta a nutricionista. Logo, ambas merecem um cantinho na fruteira.