Como se chama o pé de figueira?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Nome Popular: Figo, Figueira-comum, Figueira, Figueira-da-Europa, Figueira-de-baco, Figueira-de-Portugal, Figueira-do-reino. Nome Científico: Ficus carica. Família: Moraceae. Características: O Figo apresenta tronco retorcido e grosso.

Figueira – uma planta pertencente ao gênero Ficus – são as árvores frutíferas da família das moráceas e possuem grande importância cultural, histórica e ecológica para o mundo. As espécies deste gênero geralmente crescem rapidamente e podem se transformar em árvores muito grandes.

figo

O figo é um fruto da árvore chamada figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo.

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto.

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor. Elas possuem gostos diferentes. O tempo de produção: uma videira tem tempo de produção mais rápido, entre 85 a 180 dias.

prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

A videira (ou parreira) é uma árvore formada por raízes, tronco e ramos longos e flexíveis, chamados sarmentos, onde se localizam as folhas, as flores e os frutos.

O vocábulo latino ficaria, em referência à árvore, deu origem tanto ao português Figueira quanto ao espanhol Higuera, além de variações como Figueiroa, Figueiral, entre muitas outras (ver sobrenome Figueiredo).

Ficus sycomorus, também chamada figueira dos faraós, é uma árvore de grande porte e fornecedora de boa madeira, originária do sul da África, muito comum no vale do Nilo. Os antigos egípcios a usaram na construção de sarcófagos para confinamento de múmias.

As muitas espécies de figueiras no Brasil
Na figueira-de-jardim os frutos são semelhantes aos figos comuns, mas são mais duros e achatados. Eles despontam o ano todo nos principais ramos e também direto do tronco, desde a base da árvore até os galhos mais altos.

Essas belas árvores podem viver até 100 anos e assumir formas bastante curiosas.

As figueiras não florescem do mesmo modo como as macieiras ou os pessegueiros. Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos.

A polpa interna dos frutos é gelatinosa e comestível, muito apreciada pelos povos da Ásia. Pode ser consumida crua ou cozida, em diversos pratos doces e salgados. Em alguns países ela é também cultivada como forrageira, para aproveitamento das folhas e frutos pelos animais de criação.

Curiosidades e significado da figueira brava
Na mitologia grega, essa árvore está relacionada ao deus Dionísio, associado ao vinho, à fertilidade e ao prazer. Há relatos de que Dionísio era frequentemente representado com uma coroa de figos em sua cabeça, simbolizando a ligação entre a árvore e a divindade.

Em algumas tradições espirituais, as pessoas consideram a figueira como uma árvore sagrada, representando a árvore da vida ou a ligação entre o céu e a terra. Sua longevidade e resistência simbolizam estabilidade e força interior.

sicômoro

Atualmente, não há uma “Figueira de Zaqueu” específica que seja universalmente reconhecida como a árvore exata em que Zaqueu subiu. No entanto, existem locais em Jericó que são tradicionalmente associados à história, e você pode visitar um antigo sicômoro que é frequentemente apontado como a “Figueira de Zaqueu”.

A figueira produz ainda frutos deliciosos, os figos. Eles podem ser consumidos e preparados de diversos formas, como por exemplo, verdes, maduros e in natura. Os verdes podem ser usados na preparação de geleias, figos desidratados, licores e cristalizados.